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Trânsito

vc repórter: conduta de agente da CET gera discussão em SP

Leitor e funcionário da companhia discutiram após ocorrência na região sudeste de São Paulo

28 abr 2015 - 12h51
(atualizado às 14h25)
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A suposta obstrução de uma passagem por um agente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) em serviço gerou discussão no bairro Vila Moraes, região sudeste de São Paulo. O leitor Antonio Alves de Alencar Neto afirmou que, ao questionar tal conduta, ouviu do funcionário que ele tem “o direito de parar onde bem entender”.

Viatura da CET estacionou sobre faixa de pedestres
Viatura da CET estacionou sobre faixa de pedestres
Foto: Antonio Alves de Alencar Neto / vc repórter

Antonio relatou que o bate-boca aconteceu no dia 17 de abril, por volta das 7h30, na esquina da rua Paulo de Morais com a avenida do Cursino. Segundo ele, a viatura da CET estava parada sobre uma faixa de pedestres, em frente a uma rampa para pessoas com deficiência, impedindo a circulação pelo local.

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Procurada pelo Terra, a CET afirmou que, conforme relatório de atividade de campo, o agente foi acionado para o local, em razão de um veículo estacionado irregularmente na rua Paulo de Morais, que bloqueava a passagem de um caminhão que prestava serviço de utilidade pública na região. A companhia disse que o funcionário acionou o serviço de guincho e retirou-se logo após as providências.

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Conforme o inciso VII do artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro, “os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente”. As imagens registradas pelo leitor mostram que a luz vermelha intermitente da viatura estava desligada.

Agente teria dito que pode "parar onde bem entender"
Agente teria dito que pode "parar onde bem entender"
Foto: Antonio Alves de Alencar Neto / vc repórter

Quanto à conduta do funcionário, a CET disse que o comportamento do agente, na ocasião, “não condiz com a orientação dada pela companhia ao seu corpo operacional”. A empresa destacou que seus servidores recebem treinamento específico para a prática da fiscalização e operação de trânsito, além de passarem periodicamente por cursos de reciclagem.

O leitor Antonio Alves de Alencar Neto, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

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