PUBLICIDADE

Ela chamou pobres de "sub-raça" na TV: veja 30 anos depois

"Tenho horror de quem pensa como eu pensava. Evolui", diz mulher que chamou pobres de sub-raça nos anos 1980

24 set 2015 - 12h26
(atualizado às 14h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Trecho de reportagem com Angela Moss, então com 18 anos, foi visto mais de 2 milhões de vezes
Trecho de reportagem com Angela Moss, então com 18 anos, foi visto mais de 2 milhões de vezes
Foto: Reprodução

Quase três décadas separam a Angela Moss que foi entrevistada na TV sobre pobres que frequentam a praia e a Angela Moss que veio a público em uma rede social para esclarecer o episódio. A primeira Angela, então com 18 anos, tinha "horror de olhar para estas pessoas", os pobres, que "não eram brasileiros", mas uma "sub-raça".

Aos 47 anos, ela diz ainda ter horror, mas de quem tem hoje um discurso igual ao seu ou quem a parabeniza por suas declarações carregadas de preconceito. "Mudei de opinião. Evolui. Não sou mais essa pessoa. Por isso resolvi colocar minha cara a tapa, em vez de pedir para tirarem o vídeo do ar", diz Moss à BBC Brasil.

"O vídeo é um tapa na cara da sociedade, que não evoluiu. É compreensível que alguém fique com ódio do ladrão quando é assaltado. Mas tem de pensar o que faria se estivesse no lugar dele. E, principalmente, não generalizar esse ódio contra todo um conjunto de pessoas". Para ela, "estes garotos pobres têm um ódio justificável porque se ferraram a vida inteira".

"O difícil é aceitar o ódio de quem teve tudo na vida, é privilegiado. Essas pessoas têm obrigação de serem mais compreensivas. Se fosse o inverso, elas poderiam estar fazendo coisas ainda piores", disse Angela.

Moss diz ter mudado de opinião e que antes era 'egoísta'
Moss diz ter mudado de opinião e que antes era 'egoísta'
Foto: Arquivo Pessoal

Repercussão

Publicada no YouTube em 27 de agosto, a reportagem "Os Pobres Vão à Praia", da extinta TV Manchete, praticamente passou despercebido, com 77 mil visualizações. Isso mudou ao ser compartilhado pelo site Mariachi em seu perfil no Facebook, poucos dias após arrastões, roubos e furtos, e gerarem retaliações por moradores da Zona Sul do Rio.

O vídeo causou, então, um grande alvoroço, sendo visto mais de 2,2 milhões de vezes, além de ter 37,7 mil compartilhamentos e 4,3 mil comentários, em apenas três dias. "Hoje, um discurso desse seria inimaginável e quem o fizesse (...) sofreria uma perseguição tão dolorosa nas redes sociais que seria ela quem iria ter vontade de mudar de planeta", dizia um dos comentários mais populares, com 1.080 curtidas. "Incrível saber que não evoluímos como seres humanos", dizia outro comentário, curtido 360 vezes.

O que não se esperava é que a adolescente do vídeo, hoje uma advogada e sócia de uma editora, escrevesse não só assumindo a autoria da fala polêmica, mas dizendo que não pensa mais da mesma forma. "Meu depoimento foi editado e parece ser pior do que realmente foi. Em alguns momentos, eu citava o que outras pessoas diziam, e ficou parecendo como se tudo que disse fosse a minha própria opinião", diz Moss.

"Mas eu era de fato muito conservadora, egoísta e idiota. Fui criada em um ambiente privilegiado. Nunca tinha andado de ônibus. Via a galera fazendo confusão na praia e não entendia. Foi só depois que minha vida mudou, fui trabalhar como garçonete e me aprofundei nos estudos que tive outra visão."

'Não sou covarde'

Angela relembra que, na época em que a reportagem foi veiculada, a repercussão pública foi bem diferente. "Na minha bolha social, só recebi parabéns e tapinha nas costas. Hoje, tudo é amplificado pela internet", conta ela. "Desta vez, as reações se dividiram. Houve quem veio me parabenizar por ter mudado de opinião. Outras ficaram bravas pelo mesmo motivo", completou.

A advogada conta que teve ainda quem não acreditou que realmente sua visão sobre o assunto havia se transformado, pensando que ela havia publicado o comentário no Facebook por medo da repercussão. "Não tenho medo. Não sou covarde. Sou corajosa, de esquerda, feminista e ‘da luta’", afirma ela. "Tinha duas opções: fugir ou enfrentar. Resolvi enfrentar", afirma.

Diante da repercussão de suas declarações quando jovem, Moss publicou um esclarecimento
Diante da repercussão de suas declarações quando jovem, Moss publicou um esclarecimento
Foto: Reprodução

Tensão

A reportagem com seu depoimento voltou a gerar bastante polêmica em parte pelo momento de tensão pelo qual passa o Rio de Janeiro. Arrastões começaram a acontecer na orla carioca em meados dos anos 1990, com grupos roubando e agredindo banhistas. Esse tipo de crime voltou a ocorrer com mais frequência em janeiro deste ano. Desde então, o governo e a Polícia Militar do Estado passaram a realizar blitz em ônibus vindos da Zona Norte da cidade, onde ficam bairros mais pobres e municípios da periferia da capital fluminense.

No entanto, uma decisão da Justiça determinou que jovens considerados suspeitos só poderiam ser detidos se fossem pegos em flagrante. Ao mesmo tempo, a Prefeitura do Rio anunciou que extinguiria linhas de ônibus que ligavam essa região à Zona Sul, onde ficam as praias mais populares, como Copacabana e Leblon.

A Prefeitura afirmou que a medida visa reorganizar o sistema de ônibus da cidade e evitar a sobreposição de trajetos. Mas foi acusada de fazer isso para dificultar o acesso de moradores do subúrbio à orla.

No último final de semana, a situação se agravou quando novos roubos, furtos e agressões foram registrados nas praias e ruas da Zona Sul e moradores locais se reuniram por meio das redes sociais para atacar jovens tidos como suspeitos que circulavam em ônibus pela região.

Angela critica esse tipo de reação popular organizada contra jovens da periferia. "Este tipo de retaliação é quase como um grupo de extermínio, é estar a um passo de um Estado de exceção".

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade