PUBLICIDADE

Tempestades no Uruguai fazem Mujica suspender viagem ao Brasil

5 abr 2012 - 09h59
(atualizado às 11h05)
Compartilhar

A viagem oficial que o presidente do Uruguai, José Mujica, faria nesta quinta-feira ao Brasil para se reunir com a presidente Dilma Rousseff foi suspensa devido a fortes tempestades em Montevidéu. O porta-voz da Presidência uruguaia, Gonzalo Carámbula, informou que a visita de Mujica foi "oficialmente suspensa" e "não tem nova data prevista".

"Calculamos que a esta hora já nosso embaixador (Carlos Amorín) já estará em Brasília administrando a situação. Temos muito interesse em acertar a viagem para o mais breve possível, mas há muito o que definir, porque há muita gente envolvida", disse Carámbula.

O porta-voz afirmou que a viagem foi suspensa devido à tempestade que castiga Montevidéu na manhã desta quinta-feira e que tornou impossível a decolagem do voo presidencial uruguaio. "Não só havia uma grande tempestade como esta seguia na mesma direção que o voo, por isso os pilotos decidiram suspendê-lo", informou Carámbula.

Mujica iria se encontrar com Dilma para discutir os impedimentos comerciais surgidos no Mercosul e possíveis fórmulas para reduzir o impacto na economia de seu país. A visita, que tinha duração prevista de sete horas, incluía uma reunião de trabalho com a presidente, com quem também iria almoçar no Palácio do Itamaraty antes de conceder uma entrevista coletiva.

Mortes na Argentina
Seis pessoas morreram em função de um forte temporal que causou destruição em Buenos Aires e periferia, informaram nesta quinta-feira fontes policiais e da Defesa Civil. Ventos que superaram os 110 km/h atingiram a cidade durante a madrugada desta quinta. Além das mortes, causadas pelo desabamento de uma casa e a queda de uma árvore, no bairro central de Once alguns prédios mais altos oscilaram como em um terremoto no momento da ventania.

Tempestade ameaça região Sul

Toda a Região Sul do Brasil está sujeita a ventos intensos no decorrer desta quinta-feira. As rajadas podem superar os 80 km/h também em áreas de Santa Catarina e do Paraná. Pode ventar forte mesmo sem estar chovendo. Ventos com mais de 70 km/h podem quebrar galhos de árvores de pequeno e médio porte. Havia risco de destelhamento.

Com informações da agência Climatempo

EFE   
Compartilhar
Publicidade