PUBLICIDADE

Sudeste tem 37 mortos e 100 mil desabrigados por chuvas

7 jan 2011 - 22h12
(atualizado às 23h16)
Compartilhar

Os quatro Estados da região Sudeste contabilizaram 37 mortos e mais de 100 mil desabrigados pelas fortes chuvas que provocaram enchentes e deslizamentos de terra desde novembro passado, informaram nesta sexta-feira os órgãos de Defesa Civil estaduais.

Em São Paulo, onde foram registradas 11 mortes, cidades como Mauá e Atibaia sofreram inundações na quase totalidade de seus perímetros urbanos. Além disso, 57 municípios, inclusive a capital, estão em estado de emergência e 6.443 pessoas tiveram de abandonar suas casas.

Nesta sexta, a forte chuva que atingiu São Paulo colocou toda a cidade em estado de atenção por cerca de três horas e provocou mais de 30 alagamentos. De acordo com os bombeiros, ao menos 10 pessoas ficaram ilhadas em seus carros na região do córrego Aricanduva, que transbordou, e tiveram que ser resgatadas. Um homem morreu devido ao desabamento de uma laje.

No Rio de Janeiro, 68.594 pessoas foram afetadas pelas chuvas desde o fim de novembro, segundo o boletim divulgado nesta sexta-feira pela Defesa Civil do Estado. Cerca de 18 mil casas em 117 favelas da capital fluminense estão em estado de alerta. O município mais afetado é Teresópolis, onde 139 desabrigados ainda não foram realojados.

O Estado com mais cidades atingidas é Minas Gerais, onde o número de municípios em emergência subiu para 59. Ao todo, 4.192 casas, 170 delas totalmente destruídas, foram afetadas. O número de mortes pelas chuvas em Minas Gerais chegou a 16 e o de desalojados, a 14.988, de acordo com o mais recente relatório.

No Espírito Santo, a quantidade de pessoas afetadas pelas chuvas já ultrapassou 16 mil.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade