PUBLICIDADE

STJ anula quebra de sigilo telefônico de advogada de Sininho

TJ-RJ havia autorizado interceptação telefônica das advogadas da ativista Elisa Quadros, que está foragida da Justiça

10 mai 2015 - 19h30
Compartilhar
Exibir comentários

Em atendimento à solicitação da Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro (OAB-RJ), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou a autorização para a quebra do sigilo telefônico das advogadas que representam a ativista Elisa Quadros Pinto, conhecida como Sininho, acusada de envolvimento nos distúrbios que aconteceram na cidade provocados pelo grupo Black Bloc.

Sininho é acusada pelo crime de formação de quadrilha
Sininho é acusada pelo crime de formação de quadrilha
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Embora a informação só tenha sido divulgada no início da noite de sábado (9), a decisão da 6ª Turma do STJ foi tomada na última quinta-feira (7). A decisão autorizando a interceptação dos telefones usados pelas advogadas foi tomada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) na semana passada.

Siga o Terra Notícias no Twitter

As advogadas tiveram os telefones grampeados por defenderem a ativista social, como consta do processo. A OAB-RJ argumentou que a decisão da Justiça do Rio contrariava o Estatuto da Advocacia. Para o presidente da seccional, Felipe Santa Cruz, a decisão é de extrema importância para a classe. "Não cabe grampo a advogado como prova contra seu cliente. Trata-se de uma grande vitória para a OAB-RJ", declarou

Sininho é considerada foragida da Justiça desde dezembro do ano passado, acusada, juntamente com a ativista Karlayne da Silva, também foragida, pelo crime de formação de quadrilha, por envolvimento nos violentos protestos que aconteceram no ano passado e em 2013, no Rio.

Elas foram presas e depois liberadas com a condição de não mais participarem de protesto. Posteriormente tiveram a prisão preventiva decretada novamente por terem, segundo a Polícia Civil, participado de uma manifestação na Cinelândia, no centro da cidade, no dia 15 de outro de 2014, descumprindo, assim, a medida cautelar.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade