PUBLICIDADE

SP: 'prefiro sair de cabeça erguida', diz padre que contestou Igreja

29 abr 2013 - 09h18
(atualizado às 09h18)
Compartilhar
Exibir comentários
O padre Beto celebra sua última missa na paróquia de São Benedito, em Bauru
O padre Beto celebra sua última missa na paróquia de São Benedito, em Bauru
Foto: Talita Zaparolli / Especial para Terra

Centenas de fiéis lotaram na paróquia de São Benedito na noite de domingo, em Bauru (SP), a 330 quilômetros de são Paulo, para assistir à missa de despedida de Roberto Francisco Daniel, o padre Beto, que anunciou o afastamento de suas funções na Igreja Católica depois de ser repreendido pela Diocese local por declarações publicadas na internet. Em redes sociais, ele contestou os princípios morais conservadores da Igreja e opinou sobre assuntos considerados polêmicos entre os fiéis, como bissexualidade, homossexualidade e infidelidade.

Assim que entrou na igreja para sua última missa, antes mesmo de vestir a batina, padre Beto foi ovacionado por fiéis que aguardavam. Muitos se espremiam até nos corredores. Ao menos 1 mil pessoas participaram da celebração.

"Fico pensando o que será dos nossos domingos. O bispo poderia ter relevado. Nenhum outro padre traz tanta gente para a missa quanto ele", disse a corretora de seguros Valéria Faria. "Agora fica um vazio", disse a aposentada Célia Braga, que trabalha voluntariamente na paróquia.

Durante a celebração, padre Beto falou sobre o amor, preconceito, coerência e religião. "O mandamento do amor não é um mandamento, é algo vivo. Não se força, acontece. Cristo amou o ser humano como ser humano em si. Sem olhar rosto, sem olhar raça, sem olhar religião, sem olhar sexualidade. Cristo amou o ser humano, mas não se prendeu a preconceitos. É justamente assim que devemos amar. Temos que romper os preconceitos da nossa cabeça. (...) A religião é um movimento que sai de dentro para fora, e não é algo imposto", disse o padre durante a homilia.

SP: padre que apoia gays anuncia afastamento da Igreja:

Logo após a comunhão, ele comentou com os fiéis sobre a repercussão que o caso ganhou na mídia e reafirmou que não irá retirar nada do que disse e nenhum dos conteúdos publicados na internet. Ele admitiu que, quando foi advertido pelo bispo Dom Frei Caetano Ferrari, o líder religioso deixou claro que, se não houvesse a retratação, ele seria suspenso de suas funções, punição prevista no Direito Canônico. "Eu prefiro sair de cabeça erguida do que punido", afirmou.

Ao término da celebração, o padre Beto foi aplaudido de pé pelos fiéis até a saída da paróquia. Muitos choravam e se lamentavam pelo desligamento dele. Inúmeras pessoas cercaram o padre e o cumprimentaram na porta da igreja. A celebração durou quase duas horas.

O sacerdote irá entregar nesta segunda-feira o comunicado de desligamento do exercício dos ministérios sacerdotais ao bispo local. Dom Frei Caetano Ferrari disse, por meio de sua assessoria, que só irá se manifestar depois que for comunicado oficialmente sobre a decisão do padre. Ele disse que já tomou conhecimento da decisão pela imprensa. 

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade