PUBLICIDADE

SP: 70% dos homens gays já sofreram algum tipo de agressão

26 jul 2012 - 10h55
(atualizado às 12h12)
Compartilhar

Estudo feito pelo Centro de Referência e Treinamento em DST-Aids, em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, entrevistou 1.217 homens homossexuais e apontou que 70% dizem já terem sofrido algum tipo de agressão. Desse total, 62% relataram terem sofrido agressões verbais, 15% física e 6%, sexual. O levantamento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, foi divulgado nesta quinta-feira.

Confira direitos conquistados pelos homossexuais

Os participantes relataram também terem recebido ameaças de agressão física, chantagem ou extorsão, além de constrangimento no ambiente de trabalho."Não existem leis que criminalizem a homossexualidade. Nem o Código Penal, nem a Constituição Federal proíbem o sexo entre pessoas do mesmo sexo, maiores de 18 anos. No entanto, existem leis estaduais e municipais que proíbem o preconceito e a discriminação por orientação sexual. É inaceitável que ainda assim os homossexuais continuem relatando tanta violência", afirmou Paulo Roberto Teixeira, da coordenação do programa Estadual DST-Aids.

A pesquisa, denominada Sampacentro, foi realizada no centro da cidade de São Paulo entre novembro de 2011 e janeiro de 2012, e abordou homens em 92 lugares, entre casas noturnas, saunas, cinemas e na rua. O estudo foi realizado só com residentes do Estado de São Paulo, maiores de 18 anos. A maior parte dos entrevistados é jovem, com 30,1% na faixa entre 18 e 24 anos e 38% entre 25 e 34 anos.

Entre os 1.217 participantes, 776 deles concordaram em realizar um teste para constatar se tinham HIV, dos quais 16% tiveram o resultado positivo para o vírus da Aids. A secretaria chegou a divulgar que o número de contaminados chegava a 56,3%, mas o dado foi corrigido.

Ainda conforme os dados obtidos, 68% dos participantes relataram algum tipo de discriminação, como, por exemplo, maus-tratos por parte de professores e alunos dentro das escolas, relatados por 32% dos entrevistados. O ambiente familiar é palco de 29% das reclamações de discriminação dos homossexuais que participaram da pesquisa, assim como o ambiente religioso (23%) e entre amigos e vizinhos (29%).

Dezenas de mães e manifestantes do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) fizeram uma caminhada pela rua Augusta, no centro de São Paulo, na noite deste domingo
Dezenas de mães e manifestantes do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) fizeram uma caminhada pela rua Augusta, no centro de São Paulo, na noite deste domingo
Foto: Tércio Teixeira / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade