PUBLICIDADE

Sociedade deve ajudar a combater violência contra idosos, diz ministra

2 out 2013 - 15h38
(atualizado às 15h46)
Compartilhar
Exibir comentários

O enfrentamento à violência contra o idoso deve ser uma tarefa não apenas dos governos, mas também de toda a sociedade, defendeu nesta quarta-feira a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário. Durante comissão geral na Câmara dos Deputados para discutir a violência contra o idoso no Brasil, a ministra fez um apelo para que as famílias participem da luta pela melhoria na qualidade de vida dessa parcela da população.

Veja o ranking da expectativa de vida no mundo

"Quero fazer um apelo para que sociedade, as famílias tomem para si a causa dos idosos", discursou a ministra. Segundo ela, nos últimos dois anos, das mais de 50 mil denúncias recebidas pelo Dique 100 relacionadas a maus-tratos contra os idosos, a maioria foi relacionada à negligência no cuidado com os mais velhos. "O perfil das denúncias indica que o maior número de vítimas são mulheres e têm entre 76 e 80 anos de idade", disse Maria do Rosário.

De acordo com a ministra, o Brasil está passando por uma "grande e rápida mudança" no perfil etário da sua população. "A mudança que o Brasil tem hoje, em termos de envelhecimento da população, na Europa esse processo demorou 100 anos. Já no nosso País ocorrerá em 40 anos. Estamos vivendo mais, mas o desafio é viver mais, com qualidade de vida."

Durante o debate sobre a violência contra o idoso, diversos deputados defenderam a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 555 de 2006, que acaba com a contribuição previdenciária dos servidores públicos inativos. "Essa contribuição também é uma violência contra o idoso", afirmou o deputado Faria de Sá (PTB-SP).

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade