PUBLICIDADE

Suplicy confessa receber "apelos" para deixar o PT

O ex-senador e atual secretário de Haddad disse que "não teria recomendado" que a ex-mulher, a senadora Marta Suplicy, deixasse o partido

22 mai 2015 - 18h07
(atualizado às 18h25)
Compartilhar
Exibir comentários

Membro fundador do Partido dos Trabalhadores (PT), o ex-senador e secretário municipal de Direitos Humanos de São Paulo, Eduardo Suplicy, afirmou que, a exemplo da senadora e ex-mulher Marta Suplicy, também recebeu “apelos” para deixar a sigla. “Como a Marta recebeu esses apelos, eu também recebo, basta eu ver meu [perfil no] Facebook. Mas a maior parte quer que eu continue”, disse.

O secretário conversou esta semana com o Terra durante uma agenda dele na cidade. Informado inicialmente sobre o assunto – uma vez que, nos próximos dias, o PT deve requerer a vaga de Marta à Justiça eleitoral –, recuou: “É algo sobre o qual eu não vou falar”, resumiu. Depois, mudou de ideia.

"“Eu não teria recomendado, se ela tivesse me perguntado”, diz Suplicy, sobre saída de Marta do PT
"“Eu não teria recomendado, se ela tivesse me perguntado”, diz Suplicy, sobre saída de Marta do PT
Foto: Janaina Garcia / Terra

Marta anunciou a desfiliação do PT no final do mês passado, após 33 anos na sigla. A senadora, que já recebeu convite do PSB com a oportunidade de disputar a Prefeitura pelo partido, ano que vem, alegou que, “como membro do PT, encontro-me em uma situação bastante constrangedora na bancada do plenário do Senado”. “Tenho me furtado a discursar e emitir minhas opiniões por me negar a defender um partido que não me representa”, escreveu, na carta de desfiliação de quatro páginas.

“A maior parte [da militância que interage com ele] quer que eu continue. Os mesmos motivos que me levaram a ser membro fundador do PT, neles eu acredito e [por eles] quero lutar para que, se pessoas dentro do partido cometeram erros, e alguns extremamente graves, como de enriquecimento ilícito e tudo, nós precisamos tomar medidas para prevenir e corrigir os erros”, disse. “Em uma organização de mais de 1,7 milhão de filiados, acontece de haver pessoas que cometam erros. Então, minha postura é diferente da dela”.

Indagado de a saída de Marta o surpreendeu, Suplicy resumiu: “Eu não teria recomendado, se ela tivesse me perguntado”, concluiu.

Marta e Suplicy foram casados por mais de 36 anos. Eles anunciaram a separação em 2001. Suplicy deixou o Senado no final do ano passado, ao não ser reeleito - perdeu a vaga para o ex-governador e ex-prefeito de São Paulo José Serra (PSDB). Em fevereiro, o ex-senador foi nomeado secretário pelo prefeitto Fernando Haddad (PT), mas abdicou de salário

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade