PUBLICIDADE

Sobe para 43 número de mortos em deslizamentos em Angra

3 jan 2010 - 15h19
(atualizado às 15h43)
Compartilhar

Bombeiros do Rio de Janeiro localizaram na tarde deste domingo o corpo da turista Gabriela de Brito Pereira, 12 anos, nos escombros do desabamento na enseada do Bananal, na Ilha Grande, em Angra dos Reis. Com isso, sobre para 29 os corpos resgatados na Ilha Grande. Com os 14 no Morro da Carioca, no centro, o número de vítimas dos deslizamentos em Angra sobre para 43. A informação é da Defesa Civil fluminense.

Bombeiros retomaram as buscas a corpos na manhã deste domingo
Bombeiros retomaram as buscas a corpos na manhã deste domingo
Foto: Marcos Arcoverde / Agência Estado

Pela manhã, outra equipe encontrou o corpo da menina Ana Beatriz Marques de Souza, 7 anos, nos escombros do desabamento no Morro da Carioca, no centro de Angra. O corpo da bisavó da menina já havia sido retirado no sábado.

Em Ilha Grande, bombeiros estão procurando quatro corpos nos escombros do deslizamento na praia do Bananal, cujas famílias notificaram o desaparecimento aos responsáveis pelo resgate de vítimas. Eles seriam de duas turistas de São Paulo e de duas moradoras. As vítimas ainda não foram identificadas.

A Polícia Civil está há três dias com um helicóptero blindado e dois normais removendo os corpos. No dia 1º, quatro corpos foram transportados pelo ar. No sábado, outros sete foram trazidos até o pátio do BPChoque, de onde foram para o IML. Esse blindado também está transportando cães farejadores. Os dois helicópteros comuns transportam bombeiros. Mergulhadores da Polícia Civil também estão sendo levados para Angra para procurar corpos que possam ter sido arrastados para o mar.

Corpos enterrados

Vinte quatro corpos de vítimas de deslizamentos de terra no Morro da Carioca, em Angra dos Reis, e na Enseada do Bananal, na Ilha Grande, já foram enterrados. Do total de mortos levados ao Instituto Médico-Legal (IML), 17 foram sepultados no Cemitério do Belém, em Angra. Outras cinco vítimas foram enterradas em Rio Claro, município vizinho a Angra, e duas em Belo Horizonte. Apenas o corpo de uma mulher continua sem identificação no IML de Angra.

Também na manhã deste domingo, o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) liberou o tráfego em meia-pista na Rodovia Rio-Santos, no altura do km 477, na entrada de Angra. Na segunda-feira será feita uma avaliação maior no trecho, em conjunto com o vice-governador Luiz Fernando Pezão, para ver o que será possível fazer no local. A construção de um viaduto com quatro pistas não está descartada.

Mais cedo, o prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão, afirmou que a interdição da rodovia Rio-Santos afetava diretamente o plano de emergência de socorro para a cidade, atrapalhando o transporte de máquinas e equipamentos para os trabalhos de recuperação das encostas, além de mantimentos para a população desabrigada. A declaração foi dada durante a entrevista coletiva concedida, na manhã deste domingo, para fornecer um balanço geral dos danos causados pelas chuvas na região e das ações do município para minizar os problemas.

Tragédia em Angra

Deslizamentos de terra causaram dezenas de mortes na madrugada do dia 1º em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. No centro de cidade, uma encosta cedeu e deslizou por cima de casas no Morro da Carioca. Na Ilha Grande, o deslizamento por conta das chuvas durante a madrugada encobriu a pousada de luxo Sankay, lotada de turistas, e mais sete casas, na enseada do Bananal. Cerca de 120 homens da Defesa Civil, dos Bombeiros e da Marinha participam do resgate.

Fonte: O Dia
Compartilhar
TAGS
Publicidade