PUBLICIDADE

Cantareira amplia limite de abastecimento de água em agosto

Sabesp poderá retirar 14,5 mil litros por segundo do manancial, que opera com 10,5% de capacidade negativa

29 jul 2015 - 18h52
Compartilhar
Exibir comentários
Sistema Cantareira vai fornecer mais água para abastecer cerca de 5,3 milhões de pessoas em São Paulo
Sistema Cantareira vai fornecer mais água para abastecer cerca de 5,3 milhões de pessoas em São Paulo
Foto: Renato César Pereira / Futura Press

A partir de sábado (1º), o Sistema Cantareira vai poder fornecer mais água para abastecer cerca de 5,3 milhões de pessoas na Grande São Paulo. Ontem (28), o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e a Agência Nacional de Águas (ANA) aprovaram comunicado conjunto em que estabelecem o novo limite de vazão de retirada do Sistema Cantareira, na estação Elevatória de Santa Inês, que vai valer até o final de agosto. Depois desse período, entre setembro e novembro, a retirada máxima permitida volta ao valor atual.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Com isso, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) poderá retirar 14,5 mil litros por segundo do manancial, que opera com 10,5% de capacidade negativa, ainda utilizando a primeira cota do volume morto. Atualmente, o limite é de 13,5 mil litros por segundo. Em janeiro de 2014, antes da crise de abastecimento de água em várias cidades do estado, a Sabesp captava 32 mil litros por segundo de água do Cantareira.

Já a liberação de água do sistema para a bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, no interior paulista, permanecerá em 3,5 mil litros por segundo até 30 de novembro de 2015.

Por meio de nota, a Sabesp informou que a solicitação de aumento de retirada do sistema “visa a equilibrar a retirada do Alto Tietê”, que hoje está operando com 18,5% de sua capacidade. Segundo a companhia, a vazão afluente do Cantareira este ano foi melhor do que a verificada em 2014. Por isso, descarta a possibilidade de rodízio de água na Grande São Paulo este ano.

Veja as principais notícias de 29/07 no Brasil e no mundo:
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade