PUBLICIDADE

Sindicatos anunciam suspensão de greves em aeroportos

22 dez 2011 - 17h35
(atualizado às 18h58)
Compartilhar

Vagner Magalhães
Direto de São Paulo

O Sindicato dos Aeroviários do Estado de São Paulo decidiu nesta quinta-feira, depois de uma nova tentativa fracassada de acordo com as empresas aéreas, suspender a greve marcada para os últimos dias de dezembro. Os líderes da entidade, que representa os trabalhadores de todos os aeroportos do Estado (menos de Guarulhos, na Grande São Paulo), foram hoje a uma audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da capital paulista para negociar.

Conheça seus direitos como passageiro

De acordo com o presidente do sindicato, Reginaldo Alves de Souza, a reunião no TRT não teve acordo. "O desembargador propôs um reajuste de 7,5%, mas as empresas aéreas mantiveram a proposta de 6,5%. Como a reunião só terminou agora (16h30), não há tempo de mobilizarmos a categoria para uma decisão ainda hoje", disse. A entidade também cancelou a assembleia marcada para 17h desta quinta-feira.

Souza criticou uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho, que exigiu um mínimo de 80% da categoria trabalhando durante a paralisação, sob pena de multa diária de R$ 100 mil ao sindicato. "Não dá pra fazer greve desse jeito. Tolheram o nosso direito de greve."

Segundo o presidente da entidade, qualquer paralisação está suspensa até a semana que vem, entre o Natal e o Ano-Novo, quando haverá uma nova discussão. "Vamos rediscutir o movimento para fazermos nova movimentação na próxima semana", disse Souza.

Aeronautas

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (funcionários que trabalham em voo) anunciou na tarde desta quinta-feira que também vai suspender qualquer paralisação. A greve da categoria estava programada para começar hoje, às 23h. De acordo com o secretário geral do sindicato, Sérgio Dias, a categoria decidiu aceitar a proposta das companhias aéreas em assembleias feitas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belém, e não será realizado movimento grevista em nenhum aeroporto do Brasil.

"Nós aceitamos a proposta após as conversas e o que eu posso dizer é que não vamos fazer paralisações nestas semanas de final de ano", disse o secretário geral.

Paralisação da categoria provocou transtornos no aeroporto de Congonhas
Paralisação da categoria provocou transtornos no aeroporto de Congonhas
Foto: Diogo Moreira / Futura Press
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade