PUBLICIDADE

Servidores públicos federais em greve marcham em Brasília

18 jul 2012 - 13h53
(atualizado às 14h28)
Compartilhar

Milhares de servidores públicos federais, que estão em greve há semanas para reivindicar melhorias salariais, realizaram uma manifestação nesta quarta-feira, em Brasília, para protestar contra o governo da presidente Dilma Rousseff e cobrar uma possível resolução.

A polícia acompanhou a manifestação dos servidores federais
A polícia acompanhou a manifestação dos servidores federais
Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

Segundo a polícia, o protesto contou com 10 mil manifestantes - a maioria funcionários dos ministérios -, que percorreram a Esplanada e se concentraram na sede do Congresso e no Palácio do Planalto.

Integrantes do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), que há dois meses mantêm paralisadas as universidades públicas, se uniram ao protesto para também exigir melhores salários.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse, na terça-feira, que a proposta apresentada pelo governo e rejeitada pelos professores universitários foi a "última oferta" e não tem como ser melhorada. O governo ofereceu reajustes salariais progressivos, que em 2015 acumulariam altas entre 24% e 45%, de acordo com cada categoria.

No entanto, a proposta foi rejeitada porque, segundo o sindicato, não contempla a "profunda revisão" das normas que regulam o plano de carreira nas universidades exigida pelos manifestantes.

Segundo a Confederação de Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef), cerca 350 mil funcionários de 26 setores da administração pública aderiram à greve. Esses setores seguem funcionamento normalmente mesmo com a paralisação.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade