PUBLICIDADE

Sem reivindicações atendidas, índios mundurukus retornam ao PA

Indígenas queriam interromper todos os empreendimentos hidrelétricos na Amazônia

13 jun 2013 - 17h26
(atualizado às 17h37)
Compartilhar
Exibir comentários

Os 144 índios mundurukus, que passaram mais de uma semana em Brasília tentando convencer o governo a interromper todos os empreendimentos hidrelétricos em obras ou em estudo na Amazônia, estão regressando ao seu Estado, o Pará. O grupo, que ocupou a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) na segunda-feira - chegando a impedir a entrada de servidores durante toda a terça -, partiu da Base Aérea de Brasília no início da tarde de hoje, a bordo de dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). 

Os mundurukus estavam em Brasília desde a terça-feira da semana passada, quando desocuparam o principal canteiro da Usina Hidrelétrica de Belo Monte e aceitaram a proposta de se reunir com representantes do governo. A principal reunião, com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, ocorreu no mesmo dia que os índios chegaram a Brasília, também em aviões da FAB.

Ao fim da conversa com os índios, o ministro afirmou que o governo vai ouvir as comunidades afetadas pelos empreendimentos. Ele disse aceitar todas as formas de protesto democrático, mas que as obras em Belo Monte não seriam interrompidas e que a segurança no local seria reforçada.

Segundo uma das lideranças dos índios, Valdenir Munduruku, a articulação indígena destinadas a paralisar as iniciativas de aproveitamento dos rios Xingu, Teles Pires, Tapajós e Madeira, entre outros, não foi encerrada. "Nossa luta apenas começou. Estamos retornando para nossa comunidade (onde) vamos nos fortalecer e nos aliar com outros parentes (povos indígenas) para, juntos, combatermos esse desrespeito do governo federal com nossa cultura, nossa crença e nossos direitos", declarou Valdenir, pouco antes do grupo partir.

"Outros povos estão se juntando a nós para combatermos não só Belo Monte, mas também Teles Pires e todas as usinas que estão sendo construídas sem que sejamos consultados", disse. 

Conforme havia dito ontem, durante entrevista à rádio Nacional Amazônia, Valdenir garantiu que, a menos que o governo federal interrompa a execução das obras e estudos, os mundurukus não voltarão a dialogar. "O que o governo quer, nós não queremos. Ele quer ir a nossa terra dizer que vai construir hidrelétricas e ver o que queremos em troca. E nós não queremos nada em troca. Queremos nosso rio livre e nossa natureza preservada", declarou Valdenir.

Ao ser perguntado sobre a morte de mais um índio em Mato Grosso do Sul, o líder munduruku criticou a demora na demarcação ou homologação de novas terras indígenas no Mato Grosso do Sul. "Falta à Funai e aos governos (federal e estadual) tomarem providências antecipadas para que isso não aconteça. Esses índios estão morrendo enquanto lutam para reaver suas terras."

Nesta quinta-feira, o delegado Rinaldo Gomes Moreira, responsável por investigar o assassinato, a tiros, do índio guarani kaiowá Celso Figueiredo, adiantou à Agência Brasil que os depoimentos prestados pelo pai e pela irmão da vítima sugerem que o crime não seja resultado dos conflitos por terras que, só no último mês, deixaram um índio morto e outro gravemente ferido em Mato Grosso do Sul.

Em maio, logo após o assassinato de Osiel Gabriel, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, classificou os episódios de violência contra índios sul-mato-grossenses como uma "lamentável" consequência da judicialização a que estão sujeitos os processos demarcatórios de terras indígenas. 

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade