PUBLICIDADE

Segurança da Copa das Confederações contará com 8 blindados antiaéreos

Exército recebeu nesta quarta-feira segunda leva dos veículos Gepard 1A2. De fabricação alemã, blindados serão empregados no Rio

22 mai 2013 - 16h35
(atualizado às 16h48)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Após Copa das Confederações e a visita do Papa, blindados serão levados ao Paraná e ao Rio Grande do Sul</p>
Após Copa das Confederações e a visita do Papa, blindados serão levados ao Paraná e ao Rio Grande do Sul
Foto: Exército / Divulgação

O Exército recebeu nesta quarta-feira a segunda leva dos 34 blindados antiaéreos comprados da Alemanha. Desembarcaram no porto do Rio de Janeiro quatro veículos Gepard 1A2, que serão utilizados na segurança da Copa das Confederações. Outros quatro já tinham sido recebidos na semana passada. Cada um dos blindados tem capacidade para disparar até 1,1 mil tiros por minuto. O investimento na compra desses equipamentos totalizou 30 milhões de euros (R$ 78,9 milhões).

Conheça o Gepard, o gigante de aço do Exército

Os veículos serão empregados na partida de abertura da Copa das Confederações, entre Brasil e Japão, em Brasília, no dia 15 de junho, e durante o jogo final, no dia 30 de junho, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

O restante dos blindados comprados chegará ao longo de 2014 e 2015. Eles possuem sistema de armas, radares de tiro e busca de alvos, sistema de comunicação, além de computadores operacionais. Cada veículo pesa 47,5 toneladas e possui canhões de calibre 35 milímetros. São 7,68 metros de comprimento e 3,39 metros de largura.

"Durante os grandes eventos, o material ficará à disposição do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Comdabra) para o emprego na defesa antiaérea das estruturas estratégicas do País", informou o Exército, por meio de nota.

Os tanques não são novos. Já foram utilizados anteriormente pelo Exército alemão, e foram reformados. Eles foram levados para a Restinga da Marambaia, onde serão feitos testes de tiro. Os equipamentos também deverão ser utilizados na segurança da visita do Papa Francisco, durante a Jornada Mundial da Juventude, prevista para o final de julho, no Rio de Janeiro.

Após fazer a segurança desses eventos, os tanques serão levados para as 5ª e 6ª Brigadas de Cavalaria Blindada, situadas, respectivamente, no Paraná e no Rio Grande do Sul.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade