PUBLICIDADE

Secretaria confirma 1ª morte por gripe suína do ano no RS

8 jun 2011 - 13h24
(atualizado às 13h30)
Compartilhar

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou nesta quarta-feira a primeira morte por gripe suína no Estado em 2011. Segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), foram notificados 87 casos suspeitos de infecção pelo vírus Influenza A H1N1, com três confirmações.

A primeira vítima fatal da doença no Estado é uma mulher de 48 anos, moradora do município de Anta Gorda, a 187 km de Porto Alegre. Segundo a secretaria, os primeiros sintomas foram sentidos no dia 29 de maio. Após ser transferida para a UTI do Hospital de Caridade de Três Passos, a 477 km de Porto Alegre, a vítima sofreu complicações em decorrência da doença e morreu na última segunda-feira. "O óbito está sendo investigado e todas as medidas necessárias foram adotadas", diz a secretaria em nota.

Apesar da morte, a secretaria afirma que a situação da gripe suína está sob controle no Estado até o momento. "Todos os municípios contam com medicamento antiviral e outros insumos necessários para o enfrentamento da circulação viral", diz a nota. Os profissionais de saúde dos hospitais são orientados a notificar novos casos da doença para as secretarias municipais de saúde.

Para evitar a transmissão do vírus, a população deve lavar as mãos com água e sabão com frequência e não compartilhar talheres e objetos pessoais com pessoas que apresentem os sintomas da gripe - como febre, tosse e dores no corpo. A pessoa que estiver doente deverá cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar e se afastar de suas atividades por uma semana.

Os integrantes dos grupos de risco - gestantes, crianças de seis meses a menores de dois anos, idosos, indígenas e profissionais de saúde - que ainda não se vacinaram devem buscar imunização, informando-se junto à secretaria municipal de saúde de sua cidade sobre os locais que ainda disponibilizam as doses.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade