PUBLICIDADE

Seca no Paraíba do Sul está 25% maior que o pior registro

"É uma coisa totalmente diferente e atípica em relação a tudo já monitorado, catalogado e vivido", disse o diretor executivo do Comitê Guandu

27 jan 2015 - 19h04
(atualizado às 19h05)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Sistema do Paraíba do Sul está com 0,61% do volume útil total, somando Santa Branca, Paraibuna, Jaguari e Funil, sendo que os dois primeiros já entraram no volume morto</p>
Sistema do Paraíba do Sul está com 0,61% do volume útil total, somando Santa Branca, Paraibuna, Jaguari e Funil, sendo que os dois primeiros já entraram no volume morto
Foto: Nacho Doce (BRAZIL - Tags: DISASTER ENVIRONMENT SOCIETY) / Reuters

Com o nível dos reservatórios em queda a cada dia, a estiagem no Rio Paraíba do Sul é a pior já registrada. De acordo com o diretor executivo do Comitê Guandu, Julio Cesar Antunes, que participou hoje (27) da reunião do Grupo Técnico de Acompanhamento de Operações Hidráulicas, a situação está 25% pior do que a maior seca registrada até então.

“A preocupação maior, apresentada em função das previsões, é que estamos vivendo um período de escassez hídrica. Se compararmos com o pior janeiro que tivemos, em 1953, estamos numa situação 25% pior. É uma coisa totalmente diferente e atípica em relação a tudo já monitorado, catalogado e vivido", acrescentou.

SP: grupo cobra plano hídrico e seca cancela carnavais:

Participaram da reunião representantes de órgão federais, de São Paulo e do Rio de Janeiro, ligados às áreas de meio ambiente, gestão de águas e energia. De acordo com o boletim diário da Agência Nacional de Águas (ANA), o Sistema do Paraíba do Sul está com 0,61% do volume útil total, somando Santa Branca, Paraibuna, Jaguari e Funil, sendo que os dois primeiros já entraram no volume morto. Ontem (26), o volume total dos quatro reservatórios estava em 66%.

Antunes explica que já está sendo feito a algum tempo o ajuste da vazão objetiva, em Santa Cecília, onde ocorre a transposição do Paraíba do Sul para o Sistema Guandu, e na quinta-feira (29) haverá mais uma reunião para avaliar se novas medidas serão necessárias.

Como economizar água: Dicas para o dia a dia Como economizar água: Dicas para o dia a dia: Veja dicas para economizar água no seu dia a dia. Saiba quanto de água é possível economizar com atitudes simples

De acordo com Antunes, os atores apresentaram as medidas que estão sendo adotadas. Foi apresentado um cronograma que vai se consolidar na reunião de quinta-feira. Ocasião em que, segundo ele, será definido o que pode ser feito para otimizar ou não o uso da água. "Vai ser apresentado um planejamento em cima da avaliação de todos os números. Hoje foram apresentados os números do sistema como um todo e a projeção que tem com relação a esse cenário, já que estamos em um período de estiagem”, ressalvou.

Está passando por problemas com a água em sua cidade? Mande relatos, fotos e vídeos para nós pelo vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra, clicando aqui, ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade