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Sebrae lança projeto para melhorar serviço de táxi

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Carolina Sarres Repórter da Agência Brasil Brasília - Taxistas poderão participar de curso a distância para aperfeiçoar o serviço, atender melhor o passageiro e aprender a ver seu trabalho como um negócio. Os motoristas poderão assistir ou ouvir aulas sobre temas como marketing pessoal, noções de gestão e controle financeiro, estratégias e dicas para atender os clientes, ética e potencial turístico das cidades. O curso faz parte do Projeto Taxista Empreendedor lançado hoje (20) pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Organizado em 13 aulas, em áudio e vídeo, o curso foi produzido em parceria com a TV Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Os vídeos serão veiculados na grade de programação do canal. ''O objetivo é fazer do taxista um empresário. Ele tem que entender que o táxi é um negócio. Devem ser observados fatores como a concorrência e a necessidade de diferencial. Há profissionais que estudam a possibilidade de ter um tablet, jornais ou informações extra sobre a cidade para oferecer ao cliente'', disse o presidente nacional do Sebrae, Luiz Barreto. Ao final do curso, o taxista receberá um selo do Sebrae. Os interessados podem ir a uma agência do Sebrae para fazer a inscrição e pegar um kit com o material. Mais informações estão disponíveis na página do Taxista Empreendedor na internet . Segundo o presidente nacional do serviço, a expectativa é de que sejam distribuídos mais de 15 mil kits de aulas em todo o Brasil. O projeto lançado em Brasília será levado a outros estados. Estima-se que entre 30% e 40% da categoria sejam beneficiados pela iniciativa até a Copa de 2014. O Taxista Empreendedor, de acordo com o Barreto, é um complemento ao Taxista Nota 10, outro programa de qualificação do Sebrae, com foco no aprendizado de idiomas. Para a taxista Luciana Monteiro Silva Brás, no ramo há 9 anos, a proposta do Sebrae é importante instrumento para melhorar o atendimento dos clientes. ''Há um ganho de qualidade, uma ampliação da visão de como trabalhar. E essa informação passa de boca à boca aos clientes'', explicou Luciana. A presidente do Sindicato dos Permissionários de Táxi e Motoristas Auxiliares do Distrito Federal, Maria do Bonfim, fixou cartazes sobre o programa em murais do sindicato e orientou os filiados a participarem. ''Nós precisamos nos aperfeiçoar. O cartão de visitas de uma cidade é o taxista, que faz o primeiro atendimento ao turista. A proposta é ótima porque não temos que perder tempo em sala de aula. O selo do Sebrae vai ser um diferencial de qualidade'', informou Maria. Edição Beto Coura

Agência Brasil Agência Brasil
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