PUBLICIDADE

SC: rio sobe 8 metros e deixa Blumenau em estado de emergência

8 set 2011 - 11h13
(atualizado às 21h47)
Compartilhar
Fabricio Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

A chuva que castiga o estado de Santa Catarina com intensidade desde a tarde desta quarta-feira causou vários deslizamentos de terra, elevou o nível do rio Itajaí-Açu e deixa a cidade de Blumenau, localizada a 120 km de Florianópolis, em estado de emergência.

Nível do rio Itajaí preocupa autoridades de Blumenau (SC)
Nível do rio Itajaí preocupa autoridades de Blumenau (SC)
Foto: Marcelo Martins/SECOM/Prefeitura de Blumenau / Divulgação

Pelo menos 11 pontos de deslizamentos de encostas foram detectados pela Defesa Civil na manhã desta quinta-feira. Duas casas acabaram desabando depois que foram atingidas por lama, uma no bairro Velha Grande e outra o bairro Testo Salto. Ninguém se feriu.

A preocupação da Defesa Civil é com o nível do rio Itajaí-Açú, que subiu mais de 30 centímetros em uma hora. Por volta das 10 horas, o rio chegou aos 8,5 metros, o que causou os primeiros alagamentos na cidade. A previsão indica que o nível pode chegar aos dez metros por volta do meio-dia, o que deixaria dezenas de ruas alagadas.

Onze cidades já relataram danos à Defesa Civil: Ilhota, Gaspar, Tijucas, Lontras, Águas Mornas, Mirim Doce, Apiúna, Caçador, São Pedro de Alcantara, Corupá e Timbó.

Segundo o boletim divulgado pela Defesa Civil às 10h desta quinta-feira, a cidade de Ilhota registra 18 pontos de alagamentos e diversos pontos sem acesso. Em Apiúna, há vilas isoladas por causa das cheias e, em Rio do Sul, aproximadamente 160 pessoas estão alojadas em oito abrigos. A Defesa Civil local trabalha com uma projeção de 10 mil pessoas sejam afetadas diretamente.

A chuva, que ainda deve continuar por toda a quinta-feira, causou danos em pelo menos três rodovias federais: a BR 470, que liga Blumenau ao litoral, além das BRs 282 e 280 (que conta com pista bloqueada na altura da cidade de Corupá).

Chuva continua até sexta

Segundo o Climatempo, das 8h de quarta-feira até às 8h desta quinta-feira, Florianópolis recebeu o equivalente a 96mm de chuva, enquanto a cidade de Novo Horizonte recebeu 86 mm e Itajaí 71,8 mm. De acordo com instituto meteorológico estes valores são altos para apenas 24 horas e a situação de alerta continua por causa do solo encharcado da região.

Ainda há riscos de temporais nesta quinta-feira e possibilidade de deslizamento por todo o Estado. As nuvens carregadas devem deixar o Estado apenas na sexta-feira, em direção ao Paraná.

Especial para Terra

Colaboraram com esta notícia os internautas Jaime Batista da Silva, Kátia Goll, Fábio Tateno, Walter Roberto da Silva, Caroline Vana, Guilherme, Claudia Chalita, Charlei Soethe, Guilherme Hostins, Rodrigo Dias, e Fábio Tateno, de Blumenau (SC), Charles Pinheiro e Pablo Juliano Barcelos, de Itajaí (SC), José Luis, Liane Demarche, e Priscila Rigon, de Brusque (SC), Aristides Rotermel, de Rio do Sul (SC), Alexandre Conink, de Trombudo Central (SC), e Celso, de Luiz Alves (SC), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade