PUBLICIDADE

São Paulo registra dia mais chuvoso do ano

Índice pluviométrico foi superior ao esperado para todo o mês de setembro

9 set 2015 - 13h03
Compartilhar
Exibir comentários

O dia de ontem (8) foi o mais chuvoso do ano na capital paulista, com acumulado médio de 69,3 milímetros (mm), segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE). O índice pluviométrico foi superior ao esperado para todo o mês de setembro, de acordo com a média histórica, que é 67 mm. O acumulado de chuva desta terça-feira foi também o quinto maior registrado pelo CGE, em 24 horas, nos últimos 20 anos. As chuvas nos oito primeiros dias do mês já acumulam 86,6 mm – 29,3% acima da média histórica.

Raios e relâmpagos foram vistos e ouvidos na Lapa, zona oeste da capital paulista
Raios e relâmpagos foram vistos e ouvidos na Lapa, zona oeste da capital paulista
Foto: André Lucas Almeida / Futura Press

A última chuva com grande volume médio em São Paulo havia ocorrido no dia 22 de dezembro do ano passado, com acumulado de 61,4 mm. De acordo com o CGE, ocorreram rajadas de vento de 83 quilômetros por hora (km/h) e 72 km/h, respectivamente às 17h e às 16h52, no aeroporto de Guarulhos. Também houve ventos de 50 km/h no Campo de Marte, na zona norte da capital, às 16h40.

CGE informou que a formação e a intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica geraram fortes instabilidades, que provocaram temporais generalizados em todo o estado de São Paulo. Hoje (9) pela manhã, a chuva foi fraca na maior parte da cidade. Para o período da tarde, as imagens de radar feitas na madrugada não indicam a possibilidade de chuva significativa na região metropolitana de São Paulo.

Rua na Vila Clementino ficou totalmente tomada pela água
Rua na Vila Clementino ficou totalmente tomada pela água
Foto: Renato S. Cerqueira / Futura Press

A previsão para amanhã é de muita nebulosidade, poucas aberturas de sol e chuvas fracas e isoladas entre o final da tarde e a noite. Os termômetros oscilam entre 15ºC e 22ºC. Já na sexta-feira (11), devem ocorrer novamente chuvas fortes.

De acordo com levantamento da prefeitura de São Paulo, foram registradas 114 quedas de árvores, na capital paulista, além de 29 pontos de alagamentos. A AES Eletropaulo informou que 70 circuitos elétricos (a cidade toda tem 1.750 circuitos) foram desligados por causa da ventania e da queda de árvores de grande porte na rede. A concessionária, no entanto, não informou a quantidade de residências que ficaram e ainda estão sem luz.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade