PUBLICIDADE

Saiba como evitar danos aos aparelhos eletrônicos

11 nov 2009 - 01h16
(atualizado às 09h02)
Compartilhar

A queda de luz pode danificar aparelhos eletrônicos. Para evitar que isso aconteça depois do apagão que atingiu dez Estados brasileiros e o Distrito Federal no final da noite desta terça-feira, os especialistas recomendam uma medida simples: tirar os equipamentos da tomada.

Imagem mostra região do bairro do Limão, na zona norte de São Paulo, uma das afetadas pelo apagão
Imagem mostra região do bairro do Limão, na zona norte de São Paulo, uma das afetadas pelo apagão
Foto: Keiny Andrade / Agência Estado

Quando a luz volta, a potência elétrica é recuperada bruscamente e esse pico de tensão pode provocar uma forte descarga. "Isso pode causar danos nos aparelhos elétricos", disse o mestre em engenharia Silvio Lobo Rodrigues.

Outro problema comum após um apagão é que a energia pode voltar repicada. Isso significa que a luz liga e desliga várias vezes, o que pode danificar aparelhos eletrônicos plugados na tomada - até mesmo aqueles desligados.

"Em uma falta de luz ou temporais é fundamental tirar da tomada todos os aparelhos elétricos porque além de preservar os equipamentos, não é rara a entrada de raios pela rede de energia elétrica", afirmou o engenheiro.

O apagão atingiu pelo menos os Estados de Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e o Distrito Federal. Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o problema ocorreu na hidrelétrica de Itaipu devido a uma falha das linhas abastecidas por Furnas.

Com 20 unidades geradoras e 14 mil megawatts de potência instalada, a usina binacional de Itaipu fornece 19,3% da energia consumida no Brasil e abastece 87,3% do consumo paraguaio.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade