PUBLICIDADE

RS: pombas são encontradas mortas após serem envenenadas

25 abr 2013 - 00h14
(atualizado às 00h14)
Compartilhar
Exibir comentários

A equipe de funcionários da Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA) de Caxias do Sul encontrou nessa quarta-feira mais de 20 pombas mortas na praça Dante Alighieri. Junto aos animais mortos e próximo aos canteiros havia um rastro de farelo de milho.

Farelo semelhante já havia sido encontrado na manhã de 19 de dezembro do ano passado, quando cerca de 50 pombas amanheceram mortas ou agonizando na praça central da cidade. Durante o decorrer do dia de hoje, mais 40 pombas foram encontradas mortas.

Um exame preliminar de biólogos da SEMMA e veterinários da Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde confirmou que as aves foram envenenadas. O caso foi encaminhado à Polícia Civil, que deve iniciar uma investigação. Uma amostra de animais mortos também será encaminhada ao Departamento de Estudos Veterinários da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) pela Vigilância Ambiental, onde passará por análise prévia - exame sintomatológico.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Adivandro Rech, o ato é enquadrado na legislação como crime ambiental, e prevê detenção de seis meses a um ano, além de multa de R$ 500 por indivíduo de espécie não constante de listas oficiais de risco ou ameaça de extinção.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade