PUBLICIDADE

RS: Oktoberfest de Santa Cruz apresenta novidades para 2012

2 set 2012 - 08h47
(atualizado em 3/9/2012 às 20h57)
Compartilhar
Déborah Salves
Direto de Santa Cruz do Sul

O cardápio da 28ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul (RS) trará três novas receitas em 2012. As novidades foram apresentadas neste sábado, em evento para convidados na Bierhaus, um dos restaurantes oficiais do evento. Hack Braten (bolo de carne de porco e gado), Gabatene Huhn (galinha assada recheada), e Sackbrot ("pão de caso") aparecerão no buffet do espaço entre 10 e 21 de outubro, período da festa neste ano.

Soberanas posam ao lado de Ênio Wermtuh, presidente da 28ª edição da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul
Soberanas posam ao lado de Ênio Wermtuh, presidente da 28ª edição da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul
Foto: Déborah Salves / Terra

A culinária alemã é um dos atrativos do evento, que exalta a cultura trazida, a partir de 1849, pelos imigrantes que fundaram a segunda colônia germânica do território gaúcho. As novas receitas de 2012 também podem entrar na pauta das aulas da escola de culinária, outra atividade oferecida gratuitamente aos visitantes. "O sackbrot talvez seja mais difícil, porque a receita é da minha sogra é ela e mais tímida", explica Alberto Bencke, presidente da sociedade Oktobertanz, responsável pela Bierhaus.

Das outras duas iguarias, ele já revela alguns segredos. "O bolo de carne tem tempero verde e de casa, que a gente mesmo colhe", diz Bencke. Ele conta também sobre outra novidade: a linguiça mista, feita com carne de gado e lombo, artesanal e especialmente para a festa de outubro.

As receitas foram oferecidas aos convidados do evento de sábado, que contou com a presença da imprensa, personalidades locais e soberanas da festa em 2012. A rainha Tainã D'Ávila e as princesas Joana Frantz e Rosimere Voos exibiram os vestidos da corte deste ano e posaram para fotos. A banda Os Liderais ficou encarrecada do som e os grupos Oktobertanz e 25 de Julho exibiram um pouco da dança típica que será vista na festa.

Atrações e programação

Não é só na comida que os descentes de alemães vão exaltar a cultura de seus antepassados durante a festa do próximo mês. O presidente da Oktoberfest desse ano, Ênio Wermuth, destacou em sua fala, no evento de sábado, a estreia do desfile noturno, que se somará às tradicionais paradas temáticas, e a participação de duas bandas da Alemanha nos bailes da festa de Santa Cruz.

A música típica, aliás, engrossa a lista de atrações do evento. As apresentações internacionais dividem-se nos palcos de dois pavilhões do Parque da Oktoberfest, com 4,4 mil m², onde as canções alemãs serão responsáveis por manter o espírito da Festa da Alegria - apelido da celebração santa-cruzense. A dança completa o espetáculo, com a presença de grupos tradicionais e folclóricos.

A agenda também inclui shows nacionais com as bandas Roupa Nova, Skank e Jota Quest, as duplas Fernando & Sorocaba e Carlos & Jader, além de Thiaguinho e da comédia Guri de Uruguaiana. "A Oktoberfest desse ano só vai ser menor do que a do ano que vem", afirmou o secretario municipal de Turismo, Esportes e Lazer, Ênio Knak.

Com expectativa de superar os 400 mil visitantes de 2011, a 28ª edição da festa ainda terá na programação jogos germânicos, aulas de língua e de dança alemãs, e concursos culturais. Os ingressos antecipados podem ser adquiridos no site da Oktoberfest de Santa Cruz. Os valores variam entre R$ 12 e R$ 50, de acordo com o horário de chegada na festa e as atrações do dia. As entradas para o Esquenta Oktoberfest, marcado para o próximo sábado, dia 8, também estão disponíveis no endereço virtual.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade