PUBLICIDADE

RS: FAB e Exército fazem simulação com uso de óculos de visão noturna

24 set 2013 - 16h50
(atualizado às 16h50)
Compartilhar
Exibir comentários

A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou nesta terça-feira a realização de um exercício simulado, em conjunto com o Exército Brasileiro, para aprimorar o uso de óculos de visão noturna em cenários de conflito. A ação fez parte da Operação Laçador, que mobiliza as três Forças Armadas no Sul do País.

A missão simulada, realizada na última semana no Rio Grande do Sul, tinha o objetivo de atacar e destruir um radar inimigo fictício, com o uso do NVG (sigla em inglês para night vision goggles, ou óculos de visão noturna). O equipamento aumenta em até 50 mil vezes a luminosidade e aproveita a luz das estrelas para que os pilotos consigam realizar missões noturnas sem referências visuais.

Participaram da ação militares do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento da FAB, pilotos do Esquadrão Pantera e uma equipe dos Comandos do Exército. A equipe embarcou nas aeronaves H-60 Black Hawk na noite de quarta-feira, na Base Aérea de Santa Maria, no centro do Rio Grande do Sul, e foi levada a uma região a cerca de 15 quilômetros do alvo no território do inimigo. Segundo a FAB, a temperatura baixa na região, inferior a 10°C, não foi problema para os militares de Operações Especiais, "treinados para cumprir missões com alto grau de dificuldade em situações extremas".

"Esta missão é uma experiência muito importante para os militares do nosso esquadrão e também para os outros envolvidos. Na teoria, seria fácil a coordenação dos esforços. Mas, na prática, nós vemos que existem dificuldades a serem superadas e temos de estar preparados para uma situação de guerra", afirma um dos pilotos.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade