PUBLICIDADE

RS e SC vão ter temperaturas negativas e chance de neve nos próximos dias

Massa de ar polar será uma das mais fortes dos últimos tempos

19 jul 2013 - 10h51
(atualizado às 21h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Casacos, mantas e gorros ajudaram a proteger do frio aqueles que precisaram sair cedo nesta sexta-feira em Porto Alegre (RS)
Casacos, mantas e gorros ajudaram a proteger do frio aqueles que precisaram sair cedo nesta sexta-feira em Porto Alegre (RS)
Foto: Luciano Leon / Futura Press

Os próximos dias serão de muito frio em grande parte do País, principalmente na região Sul, onde poderá nevar nas regiões mais altas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. "Deve ser uma das mais fortes ondas de frio dos últimos tempos", ressaltou a meteorologista da Climatempo, Aline Tochio. 

O motivo é o ingresso de duas massas de ar frio no Sul do Brasil trazidas por duas frentes frias. "Uma já está passando hoje por Santa Catarina e o ar frio já entra no Rio Grande do Sul deixando as temperaturas baixas", explicou Aline. 

Em cidades localizadas regiões da campanha e da fronteira gaúcha foram registradas mínimas entre 1,6ºC e 3,5ºC nesta sexta-feira, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). "Amanhã, como teremos a entrada da segunda frente fria, aumentam as nuvens. À noite as temperaturas não devem cair tanto, mas vai continuar frio, não tanto quanto hoje. Será um pequeno intervalo porque no domingo essa frente fria avança para Santa Catarina e Paraná e entra a massa de ar polar no Rio Grande do Sul. Aí gela de vez", explicou. 

Nas madrugadas de segunda-feira e de terça-feira, há chance de neve para as regiões serrana e planalto do Rio Grande do Sul e para a serra catarinense. "Não é neve suficiente para acumular e fazer boneco ou esquiar, mas sim pequenos flocos", destacou.

Segundo a meteorologista, as temperaturas mínimas nestes dias podem chegar a -8ºC nos pontos mais altos da serra gaúcha. Em Urupema (SC), pode ser registrado até -10ºC. Temperaturas abaixo de zero devem ser registradas em quase todo o RS e SC, com exceção das capitais e do litoral. 

Na quarta-feira, também haverá temperatura negativa no Paraná, no Vale do Ivaí, na região de Foz do Iguaçu e em Curitiba. As temperaturas só devem apresentar elevação na última semana de julho.

Recordes históricos

A onda de frio deve provocar geadas não só em municípios gaúchos, catarinenses e paranaenses, mas também do Mato Grosso do Sul e São Paulo. "Será uma massa de ar polar extremamente forte, poucas vezes registrada, e poderemos ter recordes históricos", alertou a meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim. 

Segundo ela, mesmo onde não ocorra geada, o frio será muito intenso e deve causar prejuízos para a agricultura. "Trata-se de uma situação adversa, que poucas vezes é observada. E não é só no Sul do Brasil não. A expectativa é que esse fluxo atinja até Manaus", completou. 

Friagem no sul da Amazônia 

No domingo, as temperaturas baixas chegam ao sul de Mato Grosso do Sul e, ao longo da próxima semana, entre segunda e terça, a São Paulo, demais cidades sul-mato-grossenses e sul de Mato Grosso. "Inclusive deveremos ter o fenônemo da friagem no sul da Amazônia, que é quando a temperatura fica baixa para os padrões da região, e a mínima pode chegar abaixo de 15ºC", disse Aline. 

Colaborou com esta notícia o internauta Alexandre Abdala Traple, de Rio do Sul (SC), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade