PUBLICIDADE

RJ: Pezão anuncia plano de reconstrução de Nova Friburgo

23 jan 2011 - 13h55
Compartilhar

O vice-governador e secretário de Obras do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, reuniu-se na manhã deste domingo com representantes de construtoras de pequeno e médio porte de Nova Friburgo, na região serrana, para solicitar o empenho em um mutirão de reconstrução do município. Ao afirmar que o governo estadual já dispõe de recursos para a execução de obras, Pezão pediu aos construtores que apresentem projetos, ate a próxima quarta-feira, para a elaboração de um plano diretor para a cidade mais atingida pela enxurrada.

Deslizamento destruiu quase todas as casas construídas em encosta de Nova Friburgo
Deslizamento destruiu quase todas as casas construídas em encosta de Nova Friburgo
Foto: Reinaldo Marques / Terra

Pezão falou sobre o grande momento de união que a região vive, inclusive com a participação de 30 geólogos e mais de 200 engenheiros colaborando com os estudos de reconstrução. "É fundamental a utilização dos 180 dias em que a cidade está sob o regime de calamidade pública para o emprego de tudo que for necessário para as obras emergenciais", disse o vice-governador.

Ele também anunciou a decisão do Estado de construir um grande parque ecológico, de 20 km de extensão, em Córrego Dantas, uma das áreas mais castigadas. De acordo com o presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), Ícaro Moreno Junior, o parque terá áreas de lazer, ciclovia, quadras esportivas e ocupara a área entre a queijaria-escola e o bairro Campo do Coelho. "Vamos iniciar já o estudo de construção do parque", disse Moreno, responsável pelo contato direto com os empreiteiros no plano de reconstrução da cidade.

O presidente da Emop afirmou ainda estar preocupado com o reinício das aulas e que "é preciso a limpeza e reconstrução imediata das escolas que serviram como abrigos ou sofreram danos com as chuvas. Para agilizar os recursos necessários, ele disse já dispor de modalidades de contrato emergenciais, baseados nos que são empregados pela empresa no programa Preservando Escolas.

Chuvas na região serrana

As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.

Veja a Praça do Suspiro, em Nova Friburgo, antes e depois da chuva, arrastando a seta à esquerda da foto

Veja onde foram registradas as mortes

Fonte: O Dia
Compartilhar
TAGS
Publicidade