0

RJ: Minc anuncia parques fluviais em áreas atingidas por chuva

28 jan 2011
14h58
atualizado às 15h05

O secretário estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, anunciou, nesta sexta-feira, a criação de cinco parques fluviais nas áreas atingidas pelas chuvas da região serrana do Rio de Janeiro. Estima-se que sejam necessários R$ 190 milhões para a implantação do projeto.

Ao todo serão implementados 95 km de parques fluviais. Destes, 55 km serão localizados em áreas urbanas da região, com a criação de áreas esportivas e ciclovias. Os demais 40 km serão construídos nas áreas rurais, onde haverá um trabalho de reflorestamento e recomposição das matas ciliares. A ideia é preservar, pelo menos, 30 m de largura em cada uma das margens.

De acordo com o secretário, o primeiro parque será construído no Rio Santo Antônio, em Petrópolis, e finalizado até o início do próximo verão. O segundo será no Córrego Dantas, em Nova Friburgo, muito atingido pelas enxurradas. Os restantes serão distribuídos em vales no interior de Teresópolis.

"Parques fluviais são projetos que protegem os rios, as matas ciliares, o meio ambiente e protegem as pessoas. Vamos construir pelo menos 95 km de parques fluviais em áreas urbanas e rurais. Com isso, nós garantimos o meio ambiente, as matas ciliares e também impedimos que famílias e agricultores sofram e até morram com as próximas enchentes", disse Minc.

Segundo a Secretaria Estadual do Ambiente, o Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam) se reúne ainda nesta sexta para definir a liberação de R$ 5 milhões para o projeto.

Chuvas na região serrana
As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.

Veja a Praça do Suspiro, em Nova Friburgo, antes e depois da chuva

Veja onde foram registradas as mortes

Em Nova Friburgo, deslizamento destruiu quase todas as casas construídas em encosta em Conquista
Em Nova Friburgo, deslizamento destruiu quase todas as casas construídas em encosta em Conquista
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Agência Brasil Agência Brasil
publicidade