PUBLICIDADE

RJ: manifestantes pedem a saída do governador Sérgio Cabral

Protesto começou no largo do Machado; no início da noite, grupo foi até o palácio Guanabara

14 jul 2013 - 18h29
(atualizado em 15/7/2013 às 06h09)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Boneco representando Cabral foi incendiado em frente à sede do governo do Rio de Janeiro</p>
Boneco representando Cabral foi incendiado em frente à sede do governo do Rio de Janeiro
Foto: Giuliander Carpes / Terra

Manifestantes se concentraram no Largo do Machado, na zona sul do Rio de Janeiro, em um protesto contra o governador do Estado, Sérgio Cabral (PMDB). No início da noite, outras pessoas se somaram ao grupo e a manifestação seguiu até o palácio Guanabara, sede do governo fluminense, no bairro Laranjeiras.

A rua Pinheiro Machado chegou a ser interditada nos dois sentidos pelos agentes de trânsito, e liberada apenas às 22h. A segurança foi reforçada por 40 policiais militares do Batalhão de Botafogo, equipados com escudos e capacetes e posicionados ao lado dos manifestantes. 

O técnico em edificações Magno Cavalcante, 23 anos, veio da cidade de São Gonçalo para participar do protesto, munido de uma máscara para se proteger de gases. "Vim com essa proteção porque sei que sempre tem tumulto nestas manifestações", disse.

Por volta das 20h, cerca de 500 pessoas se concentravam em frente ao palácio. Um grupo queimou um boneco que simbolizava o governador Sérgio Cabral. "Não adianta reprimir, esse governo vai cair", gritavam os manifestantes.

Às 21h15, uma jovem furou o bloqueio da polícia e subiu no jardim do palácio. Em resposta, os policiais jogaram spray de pimenta na multidão. Mesmo com a chuva, os manifestantes não arredaram pé: "ô, chuva, só peço que caia devagar", cantavam. Em seguida, o grupo barrou a entrada de um motoboy que tentava entregar 10 pizzas encomendadas por funcionários que estão dentro do palácio. O protesto finalmente foi dispersado às 22h, quando a chuva tornou-se intensa.

Com informações da Agência Brasil.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade