PUBLICIDADE

RJ: estradas da região serrana devem ser liberadas até sábado

13 jan 2011 - 14h22
(atualizado às 14h32)
Compartilhar

O Departamento de Estradas e Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ) deve desobstruir até o próximo sábado as estradas estaduais afetadas pelas chuvas na região serrana. A previsão só não deve ser cumprida se as condições climáticas atrapalharem os trabalhos.

Para desbloquear as pistas, o órgão aumentou para 90 o número de operários na região e disponibilizou máquinas como retroescavadeiras, pás mecânicas e caminhões. Os equipamentos também estão à disposição dos municípios, ajudando na limpeza e na recuperação de pistas.

Pelo menos cinco trechos de estradas estaduais em municípios serranos estão interditados em função de transbordamento de rios ou risco de rolamento de pedras. Na RJ-134, entre Petrópolis e Teresópolis, caíram mais de dez barreiras.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), do Ministério dos Transportes, disse que ajuda o governo estadual na desobstrução das estradas, principalmente nos municípios de Teresópolis, Nova Friburgo e São José do Vale do Rio Preto.

Para os três municípios, onde há ruas e bairros isolados por causa de deslizamentos de terra, o órgão cedeu caminhões basculantes, escavadeiras hidráulicas e retroescavadeiras. Na BR-495, entre Itaipava e Teresópolis, cinco retroescavadeiras de grande porte, além de caminhões, trabalham para remover 12 pontos de queda de barreiras. A operação deve terminar ainda nesta quinta-feira.

A situação das estradas federais na região também continua complicada. A concessionária CRT, que administra a BR-116, afirmou que o trecho entre Teresópolis e Além Paraíba seguia bloqueado por causa de deslizamentos de terra e alagamentos.

Os policiais rodoviários federais que ficaram isolados em função dos desabamentos na rodovia, na quarta-feira, foram resgatados, mas a polícia pede que os motoristas evitem pegar essa estrada. "A PRF orienta os motoristas que precisarem realmente pegar estrada a planejar sua viagem consultando as condições de tráfego pelo número 191", disse a inspetora Rosângela Gomes.

Praça de Nova Friburgo ficou totalmente alagada depois das chuvas
Praça de Nova Friburgo ficou totalmente alagada depois das chuvas
Foto: Divulgação
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade