PUBLICIDADE

RJ: Cabral decreta calamidade em 7 cidades da região serrana

16 jan 2011 - 11h27
(atualizado às 11h37)
Compartilhar

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, decretou estado de calamidade pública nos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Areal, na região serrana do Estado. Os decretos entram em vigor nesta segunda-feira, quando serão publicados no Diário Oficial do Estado.

Veja municípios do RJ em estado de calamidade pública

A decisão do governador tem o objetivo de dar maior agilidade na contratação de serviços, aquisição de materiais e execução de obras na região serrana, atingida "pelas fortes chuvas que comprometeram substancialmente a capacidade de resposta do poder público naquelas localidades", segundo nota da assessoria de imprensa do governo. "O decreto de estado de calamidade pública permite dispensa de licitação para reabilitação das cidades mencionadas e destruídas", prossegue.

A medida terá validade de 180 dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir do dia 12 de janeiro de 2011.

Chuvas na região serrana

As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.

Rua do centro de Nova Friburgo é tomada pela lama

Veja onde foram registradas as mortes

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade