PUBLICIDADE

Rio Tamanduateí transborda e alaga bairros no ABC paulista

18 jan 2011 - 20h27
(atualizado em 20/1/2011 às 10h06)
Compartilhar

Uma forte chuva atingiu na tarde desta terça-feira São Paulo e a região do ABC paulista, provocando alagamentos, deixando motoristas ilhados e fazendo com que o rio Tamanduateí transbordasse. Segundo a Defesa Civil, bairros de Santo André, São Caetano, Mauá e São Paulo localizados próximos ao rio ficaram alagados.

A forte chuva que caiu no fim da tarde desta terça-feira alagou vários bairros de cidades do ABC paulista, como o centro de São Bernardo
A forte chuva que caiu no fim da tarde desta terça-feira alagou vários bairros de cidades do ABC paulista, como o centro de São Bernardo
Foto: Elisa Rodrigues / Futura Press

A Defesa Civil disse que os demais rios e córregos da região do ABC e da capital estavam com seus níveis normais às 20h20. O órgão afirmou que a situação desta tarde foi crítica e atípica. Em São Bernardo do Campo, o Corpo de Bombeiros atendeu ocorrências de alagamento, mas nenhuma com gravidade. Às 20h35, a situação estava quase normalizada na cidade, segundo a corporação.

Ocorreram ainda dois extravasamentos. Um deles foi no córrego Sarancantan, em São Bernardo do Campo, na rua das Vianas. O outro, em Ribeirão dos Meninos, em Santo André, próximo à Faculdade de Medicina. A avenida dos Estados, que cruza Santo André, ficou completamente alagada, deixando motoristas presos em seus carros e passageiros sem poder sair dos ônibus, segundo a rádio Jovem Pan. O salvamento das pessoas ilhadas foi feito com um helicóptero Águia da PM, que resgatava as vítimas com uma cesta.

Os maiores índices pluviométricos registrados pela rede telemétrica do Alto-Tietê até as 19h15 eram no rio Tamanduateí (Mauá), 64,8 mm; córrego Oratório (Mauá), 64 mm; Rudge Ramos (São Bernardo do Campo), 50,5 mm; Ribeirão dos Meninos (Volks/São Bernardo do Campo), 46 mm; Ribeirão dos Couros (Ford/São Bernardo do Campo), 38,4 mm; córrego Cabuçu de Cima (Vila Galvão), 20,2 mm.

Capital

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) havia decretado, às 20h, estado de atenção nas subprefeituras da Sé, Vila Prudente e Ipiranga por causa da elevação dos níveis dos rio Aricanduva e Tamanduateí (próximo ao Viaduto Pacheco Chaves). Havia risco de transbordamento nestas localidades, mas com o fim da chuva as águas começaram a baixar.

De acordo com os meteorologistas do CGE, não há previsão de chuvas fortes ao longo da noite.

Redação Terra

Colaborou com esta notícia a internauta Cleide Isabel de Oliveira, de Santo André (SP), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade