PUBLICIDADE

Inmet registra sensação térmica de 55ºC no Rio de Janeiro

29 dez 2015 - 08h08
(atualizado às 08h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Movimentação na praia da Barra no Rio de Janeiro nessa segunda-feira (28).
Movimentação na praia da Barra no Rio de Janeiro nessa segunda-feira (28).
Foto: Marcos Vidal/Futura Press

O Rio de Janeiro registrou nessa segunda-feira (28) 55ºC de sensação térmica na região da Restinga da Marambaia, na zona oeste da cidade, onde está localizada uma estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a maior registrada na capital fluminense. A avaliação foi feita pela meteorologista Marlene Leal. Ela informou que a marca foi anotada no meio da tarde, quando a temperatura no local era 38,1ºC, quando a umidade relativa do ar estava em 59%. “Ela chegou até a 72%, mas o cálculo da sensação foi feito exatamente no horário em que a temperatura foi máxima”, esclareceu, acrescentando que no restante da cidade do Rio a sensação ficou em torno de 39ºC e 40 ºC, com temperatura de 36,5ºC.

A meteorologista do Inmet informou que nos últimos dias a região tem tido temperaturas mais elevadas, mas nessa segunda-feira com mudança do vento do mar em direção ao litoral, a temperatura caiu para 30ºC no fim da tarde. “Aumentou a umidade e caiu a temperatura. Nesse horário a sensação térmica já não foi tão alta, mas no pico de temperatura, a umidade era  59%, então o cálculo deu 55ºC de sensação”, explicou.

De acordo com Marlene Leal, o cálculo da sensação térmica em períodos de calor é feito com base no nível da temperatura e da umidade relativa, enquanto no frio é a temperatura e o vento. “O vento faz baixar a temperatura, mas no calor quanto maior a umidade é maior o desconforto e tende a aumentar a sensação térmica. Se fosse 38ºC com umidade de 44% como estava de manhã esse valor não teria chegado a 55ºC”, disse.

Na avaliação da meteorologista, as previsões indicam a manutenção de temperaturas elevadas nos próximos dias, com pancadas de chuva durante a tarde. “A gente não está vendo, até o momento, condição de chuva intensa por enquanto. Pancadas de chuvas passageiras durante o período da tarde”, estimou.

O verão promete muito calor por influência do fenômeno climático El Niño. “Tudo indica que vamos ter um verão bem quente. A gente já teve novembro e dezembro com temperatura com 1 grau e meio, 1,7 acima do esperado, por influência do El Niño, que dá para a gente chuvas regulares e diferente do Sul, que tem muita chuva, e o Nordeste, sem chuva. É uma característica do El Niño”, informou.

Para a virada do ano, as previsões feitas até hoje indicam tempo nublado, com possibilidade de chuva à tarde. “Chuva de madrugada, a tarde e início da noite do dia 31 e a virada pode ser de tempo só nublado. Esta é a situação que estamos vendo no momento. Na semana passada estava dando tempo chuvoso na virada do ano. Hoje a situação já não é esta, na virada, que vai ter muito calor também até o fim de semana com 38ºC ou 39

ºC”, revelou destacando que a previsão pode mudar nos próximos dias.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade