PUBLICIDADE

Rio registra 11 casos de microcefalia em 2015

28 nov 2015 - 15h48
(atualizado às 15h49)
Compartilhar
Exibir comentários

Chega a 11 o número de casos de microcefalia registrados no estado do Rio de Janeiro em 2015, de acordo com a Superintendência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde. No ano passado foram 10 casos e, em 2013, foram identificadas 19 crianças com a doença.

A possível relação da doença com o Zika vírus é estudada pela secretaria, porque o Ministério da Saúde informou que existe coincidência entre a circulação do Zika vírus e a ocorrência de casos de microcefalia em alguns estados do Nordeste. Dois casos são avaliados em São Paulo.

O governo declarou estado de emergência em Pernambuco, onde foram anotados quase 500 casos de microcefalia, sendo a maioria em Recife. O aumento de casos da doença foi classificado pela Organização Mundial da Saúde como situação inusitada em termos de saúde.

A microcefalia é uma condição neurológica em que a cabeça do recém-nascido é menor quando comparada ao padrão daquela mesma idade e do mesmo sexo. Neste caso, os bebês com a malformação congênita nascem com um perímetro cefálico menor do que 33 centímetros.

Ilustração da esquerda mostra criança com tamanha normal de cabeça. À direita, criança com microcefalia
Ilustração da esquerda mostra criança com tamanha normal de cabeça. À direita, criança com microcefalia
Foto: Divulgação
Secretaria de Saúde define estratégias de combate ao Zica vírus:
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade