PUBLICIDADE

Revista 'Time' homenageia ministro Joaquim Barbosa em NY

24 abr 2013 - 02h14
(atualizado às 04h59)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, participou da festa promovida pela revista Time na noite dessa terça-feira em Nova York, Estados Unidos, para homenagear os escolhidos para sua lista de 100 pessoas mais influentes no mundo em 2012. O jurista disse que a homenagem da revista era uma honra não só para ele, como também para o Supremo Tribunal Federal (STF) e o País.

Brasileiros premiados, Alex Atala e Joaquim Barbosa posam para foto durante evento da 'Time'
Brasileiros premiados, Alex Atala e Joaquim Barbosa posam para foto durante evento da 'Time'
Foto: Getty Images

Devido à presença de autoridades do alto escalão do governo americano e também pela reforço da segurança após o atentado na Maratona de Boston, o evento teve ampla presença da polícia de Nova York e do Serviço Secreto. Cerca de 200 curiosos encheram as barreiras de segurança entre o tapete vermelho do evento e as movimentadas ruas de Manhattan.

Considerado o jurista mais popular do Brasil, o ministro do STF não comentou as reviravoltas recentes no caso do mensalão, como as dúvidas em torno da omissão de alguns argumentos do processo do acórdão do julgamento, publicado esta semana. Advogados dos réus disseram ao Terra que essas ausências vão integrar a estratégia de defesa deles.

Alguns ministros do STF também admitiram esta semana que recursos apresentados por um grupo de 12 réus pedindo alterações nas penas podem forçar a realização de um segundo julgamento do mensalão. “É uma honra extraordinária para mim, para o órgão que pertenço e para o meu País”, disse apenas.

Barbosa vestia terno cinza e chegou ao tapete vermelho na 60ª Rua de Manhattan por volta de 20h, em meio a celebridades americanas. Horas antes, deu uma palestra na Universidade de Princeton, no Estado vizinho de New Jersey, sobre sua experiência judicial e os desafios enfrentados pelo direito constitucional na democracia brasileira contemporânea.

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi um dos que discursaram durante o evento da Time no anfiteatro Jazz at Lincoln Center, parte do complexo de edifícios Time Warner Center, onde também houve show da cantora Christina Aguilera. O chef Alex Atala foi o outro brasileiro incluído na tradicional lista da revista americana.

Nascido em 7 de outubro de 1954 em Paracatu, Minas Gerais, Barbosa teve um papel crucial no julgamento do esquema do mensalão durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Primeiro afrodescendente a presidir a corte constitucional brasileira, Barbosa foi apontado no texto da Time, escrito por Sarah Cleveland, professora da Faculdade de Direito da Universidade Columbia, como “promessa de um novo Brasil comprometido com o multiculturalismo e a igualdade”.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade