PUBLICIDADE

Reservatórios de água atingem o pior nível desde 2005

Como outubro ainda faz parte do período de seca, a tendência é que ainda haja redução no nível dos reservatórios

21 set 2014 - 08h22
(atualizado às 08h26)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Sistema Cantareira sofre com a estiagem</p>
Sistema Cantareira sofre com a estiagem
Foto: WWC/AFP

Os reservatórios das usinas hidrelétricas devem fechar o mês de setembro no nível mais baixo desde 2005, quando a série do Operador Nacional do Sistema (ONS) começou a ser publicada, segundo informações publicadas neste domingo pelo jornal Folha de S.Paulo. No início de 2014, o governo federal decidiu não fazer campanha de racionamento de energia elétrica imaginando que ao fim do período seco, em novembro, o abastecimento estaria entre 30% e 40% - neste momento, os reservatórios Sudeste/Centro-Oeste, responsáveis por 70% da capacidade de abastecimento do País, estão com 27%.

De acordo com o jornal, como outubro ainda faz parte do período de seca nessas regiões, a tendência é que ainda haja redução no nível no período. O baixo nível dos reservatórios pode representar um risco do sistema não conseguir atender a demanda dos consumidores durante os horários de consumo mais intendo, aponta o jornal.

À Folha, a consultoria PSR afirmou que reflexo dos baixos níveis dos reservatórios será o aumento de preços nas tarifas ao consumidor, que deve aparecer nos próximos reajustes. A ONS defendeu os níveis atuais e a disse que a perspectiva de chuva indica uma transição da estação seca para a estação úmida dentro da normalidade.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade