0

Relator da ONU diz que índios brasileiros precisam de melhor assistência

19 ago 2009
16h05

Emrelatório apresentado hoje (19)  sobre sua visita aos estados doAmazonas, Roraima e Mato Grosso do Sul, realizada há um ano, em

agosto

de2008, o  relator especial das Nações Unidas para os Direitos Humanos eas Liberdades Fundamentais dos Povos Indígenas, James Anaya, ressaltouque os índios brasileiros precisam de melhor assistência nas áreasda saúde, educação e justiça.

O documento pede que o governobrasileiro  garanta às comunidades tradicionais acesso às decisõessobre projetos de desenvolvimento em áreas demarcadas. Segundo Anaya,os direitos dos povos indígenas sobre os recursos naturais muitas vezesnão são respeitados. Ele lembrou que terras indígenas, demarcadas eregistradas, ainda sofrem ameaças constantes de invasões.

Anaya vai detalhar as conclusões e sugestões de políticas para os povosindígenas do Brasil durante a 12ª sessão do Conselho de DireitosHumanos das Nações Unidas, que será realizado entre 14 de setembro e 2 de outubro desteano. Quando esteve no Brasil a convite do governo, Anaya também manteveencontros, em Brasília, com representantes dos ministérios da Justiça e daEducação e da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Agência Brasil Agência Brasil

compartilhe

publicidade
publicidade