PUBLICIDADE

Região serrana do RJ deve ter ainda mais chuva até sexta

12 jan 2011 - 13h32
(atualizado às 15h48)
Compartilhar
Rodrigo Teixeira
Direto do Rio de Janeiro

A meteorologista do Inmet no Rio de Janeiro Marlene Leal afirmou que uma frente fria está sobre o litoral do Estado e se desloca para a região serrana. Segundo ela, possivelmente, até sexta-feira haverá chuvas de moderadas a fortes, atingindo ainda mais o local afetado.

"Na região Serrana, nas últimas 24 horas houve um acúmulo pluviométrico de 300 mm. Só em Friburgo, hoje, das 4h às 6h, contabilizamos 100 mm", afirmou.

As declarações foram feitas no início desta tarde no Quartel do Comando Geral dos Bombeiros do Estado. No mesmo local, o subcomandante da Defesa Civil do Rio de Janeiro, coronel José Paulo Miranda, participa de uma reunião para planejar as novas operações de resgate e socorro na região Serrana.

A meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim, afirmou ao Terra, nesta quarta-feira, que a situação no sudeste do País em relação às enchentes é de alerta total até, pelo menos, o próximo domingo e que a região deve enfrentar mais chuvas já na quinta-feira.

Segundo ela, muitos dizem que nunca choveu tanto no sudeste, porém tal afirmação é equivocada, já que chuvas fortes e constantes acontecem em todos os verões. "Não é novidade. Sai verão, entra verão, (as chuvas) começam. Mais cedo ou mais tarde, a gente vê esses deslizamentos decorrentes da chuva acontecendo", disse.

Josélia afirmou ainda que os habitantes das regiões afetadas pelo mau tempo devem ter em mente que o terreno onde moram não voltará ao normal assim que a chuva cessar, ainda mais porque "não foi a primeira chuva dessa temporada", deixando o solo mais frágil.

Situação no Sudeste é de alerta total, diz meteorologista:
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade