Fale conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!

 Boletim
Receba as últimas notícias em seu email
Referendo
Número de mortes por armas de fogo cai 8,2%
 
Busca
Busque outras notícias no Terra:
A pesquisa sobre o índice nacional de mortes por arma de fogo, divulgada no começo de setembro pelo Ministério da Saúde, aponta que o índice nacional de mortes por armas de fogo caiu 8,2% no ano passado, na comparação com 2003. Isso representa 3.234 vidas poupadas. O ministério afirma que esta é a primeira vez em 13 anos que cai o número de mortos por armas de fogo no País. Para o governo federal, o resultado está ligado à campanha do desarmamento.

De acordo com a pesquisa, em 2003, o uso de armas era responsável pelo maior número de mortes na faixa dos 15 aos 29 anos. Entre 15 e 19 anos, a mortalidade por armas de fogo foi de 34%; entre 20 e 24 anos, alcançou 35%, e entre 25 e 29 anos, 26%, sendo superior a qualquer outra causa de óbito.

Segundo o ministro da Saúde, Saraiva Felipe, o uso de armas de fogo era a principal causa de morte em meio a uma população jovem, predominantemente masculina. "A mortalidade por arma de fogo crescia ano a ano no início da década de 90, atingindo especialmente o homem jovem. Matava mais nessa faixa etária do que doenças como aids, infartes, derrames e acidentes de trânsito, ceifando uma população jovem com expectativa de vida e produtividade na economia, na força de trabalho", disse.

O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, fez questão de ressaltar que os números de mortos caíram. Ele lembrou que, nos últimos 12 anos a curva era ascendente, com expectativa de continuar nessa trajetória, sem a campanha do desarmamento. "Não só não cresceu (o número de mortos), como reduziu", disse.

O estudo foi realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde, que cruzou dados do Sistema de Informações sobre a Mortalidade, do Sistema Único de Saúde, com o número de armas recolhidas durante a Campanha do Desarmamento, iniciada em 15 de julho de 2004.
 

Agência Brasil