PUBLICIDADE

Receita Federal é ocupada por trabalhadores sem terra em Porto Alegre

16 abr 2013 - 12h23
(atualizado às 12h33)
Compartilhar
Exibir comentários
Trabalhadores ocuparam a sede da Receita Federal em Porto Alegre
Trabalhadores ocuparam a sede da Receita Federal em Porto Alegre
Foto: Daniel Favero / Terra

Cerca de 4 mil integrantes de seis movimento que integram a Via Campesina invadiram a cede da Receita Federal, em Porto Alegre, na manhã desta terça-feira. A mobilização faz parte de um conjunto de ações organizadas em todo o País para pressionar o governo a acelerar a reforma agrária. 

"O processo da reforma não está avançando e sem mobilização a pauta e luta não anda", diz o coordenador do Movimento dos Pequenos agricultores no Rio Grande do Sul, Ivonildo Vieira, ao afirmar que a ocupação tem previsão para terminar. "Isso persistirá até o governo federal ou estadual nos dar uma resposta", disse.

Ele reivindicam ainda a criação de um programa camponês que beneficiaria pequenos agricultores , em contrapartida a grandes empresários que controlam a maior parte da produção de alimentos, que faz com que os preços subam nas prateleiras.

A ocupação paralisou as atividades no local
A ocupação paralisou as atividades no local
Foto: Daniel Favero / Terra

Os manifestantes fecharam a entrada do prédio, impedindo, inclusive a entrada de funcionários. O prédio do Instituto Nacional Colonização Reforma Agrária (Incra) que fica ao lado. 

O local virou uma espécie de acampamento adornado com bandeiras do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), onde foram montadas barracas, cozinhas improvisadas com churrasqueiras, e foi estacionado um carro de som que toca música gauchesca intercalada com falas de integrantes do movimento.

A ocupação do prédio da receita faz parte das mobilizações organizadas pera o "abril vermelho", mês em que os trabalhadores organização seus atos, em memória às vítimas do massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará. 

Movimentos semelhantes acontecem em diversas partes do País, inclusive em Brasília, onde 400 manifestantes montaram o Acampamento Nacional Hugo Chávez.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade