PUBLICIDADE

PSDB vai pedir investigação do MP sobre 'declarações falsas' da Caixa

O partido também vai pedir a convocação do presidente da Caixa Federal para dar explicações sobre o Bolsa Família no Senado

26 mai 2013 - 21h14
(atualizado às 21h48)
Compartilhar
Exibir comentários

O senador Alvaro Dias, vice-líder do PSDB no Senado, confirmou na noite desta sexta-feira que o partido vai protocolar na segunda-feira uma representação junto à Procuradoria Geral da República para que o Ministério Público investigue supostas irregularidades da Caixa Econômica Federal na gestão do programa Bolsa Família. Em entrevista por telefone, o senador disse que o banco divulgou informações falsas, o que caracteriza crime de falsidade ideológica.

Boatos sobre o fim do programa provocaram pânico entre beneficiários, que correram às agências da Caixa para sacar o benefício no último fim de semana. Na segunda-feira, o vice-presidente de Habitação, José Urbano Duarte, disse que o banco havia decidido liberar os benefícios no fim de semana para minimizar os boatos. No entanto, na sexta-feira a Caixa admitiu ter liberado os saques na véspera dos boatos.  Pela regra oficial, o pagamento do Bolsa Família ocorre de forma escalonada na segunda quinzena do mês. O saque é liberado a cada dia conforme o último dígito do cartão. 

"A Caixa divulgou uma informação falsa (na segunda-feira) o que consubstancia a falsidade ideológica. Isso precisa ser investigado", disse Alvaro Dias. Ele ainda afirmou que a oposição vai protocolar um requerimento na segunda-feira para pedir que o presidente do banco, Jorge Hereda, seja convocado para explicar no Senado as "declarações falsas" sobre a forma como teriam sido liberados os recursos do programa.

"Vamos verificar se houve improbidade administrativa e falsidade ideológica", afirmou o senador ao reforçar a necessidade de apuração imediata das irregularidades. 

A Caixa disse que não iria se manifestar sobre o pedido da oposição. Em nota divulgada na sexta-feira, o banco afirmou por causa de diversas melhorias no Cadastro de Informações Sociais, no dia 17 de maio - primeiro dia do calendário de pagamentos - disponibilizou o saque independentemente do calendário individual e disse que essa antecipação fora da data prevista pode ocorrer em situações específicas como casos de calamidade ou necessidade de melhorias de sistemas.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade