PUBLICIDADE

PSDB protocola convite a presidente da Caixa para falar sobre Bolsa Família

Bancada tucana quer que Jorge Hareda explique em comissão do Senado declarações consideradas falsas a respeito do programa

27 mai 2013 - 16h38
(atualizado às 16h42)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Boato sobre fim do Bolsa Fam&iacute;lia gerou tumulto em ag&ecirc;ncias da Caixa no fim de semana do Dia das M&atilde;es</p>
Boato sobre fim do Bolsa Família gerou tumulto em agências da Caixa no fim de semana do Dia das Mães
Foto: Oziel Aragão/BA Press / Futura Press

O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), protocolou nesta segunda-feira requerimento que convida o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Fontes Hareda, a prestar esclarecimentos na Comissão de Fiscalização e Controle da Casa sobre os tumultos registrados na semana passada em decorrência de boatos sobre o fim do programa Bolsa Família. Segundo o partido, o objetivo é que o presidente da Caixa esclareça o que a oposição considera "declarações falsas" apresentadas pela diretoria do banco a respeito da liberação dos benefícios.

O vice-presidente de Habitação da Caixa, José Urbano Duarte, afirmou em um primeiro momento que o banco havia decidido liberar todos os benefícios durante o final de semana do Dia das Mães para minimizar os efeitos do boato. Porém, segundo reportagem publicada na última sexta-feira no jornal Folha de S.Paulo, a Caixa alterou, sem aviso prévio, a data de liberação do Bolsa Família.

"Não há dúvida de que houve uma enorme barbeiragem da Caixa Econômica Federal. É algo que precisa ser esclarecido, sobretudo por causa do constrangimento causado às pessoas", disse Aloysio Nunes.

Além disso, o partido pedirá ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, "passo a passo das informações" do inquérito da Polícia Federal que investiga a origem dos boatos. "A presidenta da República disse que foi um crime. Nós queremos saber quem o cometeu", disse Aloysio. Segundo informações preliminares, uma empresa carioca de telemarketing teria espalhado os boatos, mas ainda não se sabe o nome da empresa. A Polícia Federal investiga quem contratou os serviços e se houve interesse político-eleitoral. No Twitter, a ministra da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Maria do Rosário, atribuiu os boatos à oposição.

Paralelamente, Aloysio e o vice-líder do partido no Senado, Alvaro Dias (PR), encaminharam ao Ministério Público Federal uma representação em que pedem que o órgão também investigue o caso.

Boato sobre fim do Bolsa Família leva multidão a bancos

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade