PUBLICIDADE

Protógenes diz que recorrerá de afastamento por comício

15 abr 2009 - 17h03
(atualizado às 17h16)
Compartilhar

Elaine Lina

Direto de Brasília

O delegado federal Protógenes Queiroz afirmou, nesta quarta-feira, que tentará reverter judicialmente a decisão da corporação de afastá-lo do cargo por tempo indeterminado, medida classificada pelo delegado como "arbitrária". A decisão foi tomada pelo diretor-geral da Polícia Federal, delegado Luiz Fernando Corrêa, e anunciada em portaria no dia 9 de abril.

Protógenes, que foi responsável pela prisão do banqueiro Daniel Dantas na Operação Satiagraha, é investigado pela participação em um comício eleitoral na cidade de Poços de Caldas (MG), em setembro de 2008. De acordo com o diretor-geral da corporação, servidores públicos da ativa não podem se envolver em campanhas políticas.

"Os meus advogados estão avaliando a maneira de entrar com uma medida judicial para reverter esse ato que eu considero arbitrário", afirmou Protógenes, que nega ter participado de comícios políticos. "Me sinto injustiçado e perseguido pessoalmente dentro do departamento de Polícia Federal. Isto está claro, é uma perseguição clara", completou.

Se for confirmada a participação do delegado na campanha eleitoral no interior de Minas, Protógenes pode sofrer punição que vai desde a suspensão até a demissão. O processo, de acordo com a PF, está na fase da coleta de depoimentos das testemunhas. A assessoria de imprensa da Polícia Federal informou que é comum o afastamento de servidores quando são alvo de processos.

Protógenes foi afastado da Operação Satiagraha no ano passado, após as suspeitas de que ele teria vazado informações das investigações. Na época, a PF afirmou que o delegado deixava a operação para realizar um curso.

Em novembro, ao retomar suas atividades, Protógenes foi informado de seu afastamento também da Diretoria de Inteligência da PF. Depois disso, o delegado afirmou que entraria com um pedido de indenização contra a PF, mas disse que não tinha pressa para mover a ação.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade