PUBLICIDADE

Protestos devem marcar Desfile da Independência em Brasília

6 set 2011 - 09h26
Compartilhar
Luciana Cobucci
Direto de Brasília

Realizado em comemoração ao Dia da Independência, o desfile de 7 de Setembro em Brasília deve ser marcado por duas manifestações. Uma delas, denominada de Marcha Brasil Contra a Corrupção e organizada pelas redes sociais, promete reunir mais de 23 mil pessoas no gramado da Rodoviária do Plano Piloto, próximo à Esplanada dos Ministérios. Os manifestantes prometem fazer barulho, munidos de sprays sonoros, buzinas e cornetas, vestidos de preto e com os rostos pintados de verde e amarelo.

Cerca de 4 mil trabalhadores rurais sem terra ocuparam a entrada principal da sede do Ministério da Fazenda na manhã desta terça-feira
Cerca de 4 mil trabalhadores rurais sem terra ocuparam a entrada principal da sede do Ministério da Fazenda na manhã desta terça-feira
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

A marcha é um protesto contra as recentes denúncias de uso irregular de dinheiro público no âmbito de vários ministérios, como Transportes, Agricultura e Casa Civil. Os manifestantes também pretendem mostrar sua indignação com a absolvição da deputada federal Jaqueline Roriz (PMN-DF), flagrada recebendo dinheiro do delator do mensalão do DEM, o ex-secretário de Assuntos Institucionais do DF, Durval Barbosa. A parlamentar foi absolvida da acusação de quebra de decoro parlamentar após votação secreta no plenário da Câmara na última semana.

Também nesta quarta-feira, 20 movimentos vão participar do 17º Grito dos Excluídos, protesto que será organizado simultaneamente em outros três pontos do DF. Na Esplanada, o Grito se unirá à marcha contra a corrupção e pedirá que o governo ouça os movimentos sociais na elaboração da reforma política. Segundo Francisco Santiago, um dos organizadores do Grito dos Excluídos, a ideia de reunir pessoas é anterior às denúncias de irregularidades em ministérios. "O movimento ganhou ênfase a partir dessas denúncias e a gota d'água foi a absolvição da Jaqueline Roriz. Mas a ideia vem de antes", disse.

Nas cidades satélites de Brazlândia, Ceilândia e Planaltina, o Grito dos Excluídos vai manifestar pela reforma agrária, contra o uso de agrotóxicos, por moradia digna, em defesa dos parques ecológicos e pela adoção de um piso nacional para a educação, além de apoiar as reivindicações dos funcionários dos Institutos Federais de Educação (IFET), que estão em greve em todo o País.

Desfile da Independência

O desfile da Independência está previsto para começar às 9h desta quarta-feira e percorrerá 2 km a partir do Palácio do Planalto, sentido Rodoviária de Brasília. Além da presidente Dilma Rousseff e do vice, Michel Temer, autoridades e cerca de 1,2 mil crianças de escolas públicas do DF vão participar do desfile. As festividades vão custar R$ 900 mil aos cofres públicos, R$ 100 mil a menos que no ano passado.

A expectativa é que 35 mil pessoas compareçam à Esplanada dos Ministérios para assistir ao desfile, que será encerrado com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. A festividade deve durar 1h30, mas este ano o público poderá aproveitar a Praça da Independência, organizada pelo Governo do Distrito Federal, que terá atividades para a população à tarde. O evento terá arquibancadas cobertas para 20 mil pessoas, tribunas para autoridades e mil convidados, três telões, 300 banheiros químicos, 35 pontos de distribuição de água e 15 postos de atendimento médico.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade