PUBLICIDADE

Primeiro lote residual do IR 2009 deve sair em janeiro

8 dez 2009 - 11h54
Compartilhar

Os contribuintes quenão entraram no

últimolote de restituições do Imposto de Renda

das pessoas físicasdeste ano e já corrigiram as informações ou quitaram os débitoscom o Fisco devem aguardar o primeiro lote residual, previsto para serliberado em janeiro de 2010. Feitas as correções, o próximo passoé aguardar um comunicado da Receita. De nada adiantará, segundo osupervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, procurar umaunidade da secretaria. A consulta ao sétimo e último lote regular,considerado o

maiorda história

, foi liberada hoje (8) na

internet.

A Receita Federal aindaestá processando os dados sobre o número de restituições em malha. Mas os contribuintes que têm pendênciasdevem corrigir as informações para que possam ser liberados eincluídos nos lotes que serão disponibilizados dentro de umadeterminada ordem a partir do próximo mês. Para isso, ocontribuinte terá que verificar na página da Receita o extrato dadeclaração, que pode ser obtido após a geração de um código deatendimento. Essa é a forma, segundo Joaquim Adir, de o contribuinteconhecer os motivos da retenção.

Existem duas formas deretificar a declaração. A primeira é por meio do programa geradorda declaração. Depois da correção, as novas informações podemser enviadas pelo ReceitaNet, outro programa de computadorda Receita que envia os dados pela internet.

Outra forma é por meioda retificaçãoonline, um sistema disponível na página da ReceitaFederal na internet com o objetivo de tornar mais rápidae fácil a correção de informações das declarações de 2008 e2009 entregues pelas pessoas físicas no modelo completo.

"Quem está em malhaprecisa olhar o extrato da declaração de 2009 e corrigir. Verificar o motivo, que pode ser, por exemplo, despesamédica ou até por malha débito, e fazer a retificação", disseJoaquim Adir. A malha débito não permite que o contribuinte recebaa restituição se não pagou pendências anteriores com o Fisco.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade