PUBLICIDADE

Presidente do TJ-SP nega ter 'indícios concretos' contra juízes

17 jan 2012 - 23h24
(atualizado às 23h36)
Compartilhar

O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), Ivan Sartori, afirmou nesta terça-feira que ainda não dispõe de indícios concretos contra qualquer magistrado. "Se houver, quero saber quais são os nomes", disse, ao deixar encontro com o presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Antônio Gustavo Rodrigues, que compareceu à sede do TJ-SP para esclarecer informações sobre o relatório que motivou investigações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Estado. Ele reafirmou a Sartori que o relatório produzido não detalhava as movimentações atípicas dos juízes, apenas apontando onde elas ocorriam.

O presidente da Coaf também esclareceu que a instituição não é investigativa e que o levantamento genérico foi feito a pedido CNJ, como já ocorreu em outras ocasiões a pedido de outros órgãos fiscalizadores. Essa é a mesma versão apresentada pela corregedora Eliana Calmon, que disse que os dados do relatório eram gerais e que a verdadeira investigação começaria com a apuração das folhas de pagamento e declaração de bens de magistrados e servidores.

Ao final da reunião, Rodrigues destacou a importância do diálogo entre as instituições envolvidas para evitar qualquer mal-entendido. Ele disse que vai se reunir também com a direção da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) para conversar sobre o assunto. A AMB é uma das signatárias do mandado de segurança que suspendeu as investigações do CNJ.

Sartori enviou hoje ao CNJ um ofício formalizando pedido que já havia feito ontem a Eliana Calmon durante encontro em Brasília. No documento, ele voltou a solicitar para que todos os documentos relativos às investigações no Estado sejam enviados à corte paulista. "A solicitação se deve ao fato que, diante da autonomia do Tribunal de Justiça de São Paulo, a corte pode exercer plenamente a competência primária disciplinar e correcional de que se encontra investida", diz trecho do documento.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade