PUBLICIDADE

Presença de índios na Raposa valoriza território, diz Tarso

2 mar 2009 - 17h24
Compartilhar

Laryssa Borges

Direto de Brasília

O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou nesta segunda-feira que a provável decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) favorável à manutenção da reserva indígena Raposa Serra do Sol (RR) como terra contínua representa uma situação de "valorização da ocupação da terra e do território nacional".

Com oito dos 11 ministros do STF favoráveis à presença dos indígenas na terra, a Suprema Corte precisa concluir o julgamento para poder retirar líderes arrozeiros da região e aplacar os freqüentes conflitos entre os dois grupos.

"Os indícios do julgamento são excelentes e a questão da batalha da Raposa Serra do Sol se insere nesse contexto de ocupação e valorização do território nacional", disse Tarso ao participar, ao lado do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, da assinatura de acordo para a criação da Guarda Ambiental, de combate ao desmatamento e ao extrativismo ilegal.

Em dezembro, apesar de a maioria do STF já ter se manifestado sobre a legalidade da demarcação da reserva indígena como região contínua de 1,74 milhão de hectares, independentemente da presença de agricultores, o ministro Marco Aurélio Mello pediu vista dos autos e paralisou o julgamento. Na noite desta segunda, o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, receberá parlamentares de Roraima, favoráveis à presença dos arrozeiros nas terras, para discutir o tema.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade