PUBLICIDADE

Prefeito decreta situação de emergência em Porto Alegre

19 out 2015 - 07h41
Compartilhar
Exibir comentários

O prefeito de Porto Alegre (RS), José Fortunati, decretou nesse domingo (18) situação de emergência na capital gaúcha. Em nota, Fortunati disse que a medida foi tomada considerando o resultado catastrófico do vendaval da última quarta-feira que atingiu toda a cidade, alagando escolas, destruindo postos de saúde, destelhando casas e provocando outros prejuízos. Também pesaram na decisão o aumento do nível das águas do rio Guaíba, a previsão de mais chuvas e ventos fortes na próxima terça-feira e as dificuldades enfrentadas pelas populações carentes das ilhas e do bairro Humaitá com a enchente.  

Foto: Jeferson Guareze / Futura Press

"Estou decretando situação de emergência para todo o município de Porto Alegre. As equipes da Defesa Civil de Porto Alegre e do Estado estão fazendo o levantamento de todos os danos já sofridos para serem apresentados aos governos federal e estadual, para a devida formalização", disse o prefeito. 

As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o início da semana provocaram no sábado a segunda maior cheia do rio Guaíba, alagando grande parte do cais do porto, no centro de Porto Alegre. No Estado, quase 147 mil pessoas foram atingidas e cerca de 39 mil casas foram danificadas. De acordo com a Defesa Civil, o nível do Guaíba chegou a 2,93 metros, ultrapassando a marca registrada em 1967. A maior cheia da história ocorreu em 1941, quando o rio subiu 4,76 metros. Devido a alta, foram fechadas todas as comportas construídas para tentar evitar que as águas atinjam a capital gaúcha. O nível do rio Guaíba começou a baixar.

No Estado, 100 municípios registraram problemas por causa das chuvas. Cerca de 1.790 famílias ainda estão desabrigadas.

Previsão Brasil - Alerta para novos temporais no RS:
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade