PUBLICIDADE

Por economia, RJ cogita trocar metrô por ônibus articulados

"Não falei que vou substituir, coloquei em discussão. Vivemos um momento de crise econômica grande no estado e no país", disse o governador

23 fev 2015 - 15h51
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Pane no metr&ocirc;&nbsp;do Rio de Janeiro em 2013</p>
Pane no metrô do Rio de Janeiro em 2013
Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

Dificuldades financeiras levaram o governo do Rio de Janeiro a estudar a possibilidade de substituir a Linha 3 do metrô por corredores exclusivos de ônibus articulados (Bus Rapid Transit). O serviço foi planejado para atender às cidades de Itaboraí, São Gonçalo e Niterói com previsão de investimentos do governo federal.

"Não falei que vou substituir, coloquei em discussão. Vivemos um momento de crise econômica grande no estado e no país", disse o governador. Ele acrescentou que a população será ouvida, mas terá que esperar mais se quiser manter a expectativa de construção do metrô: "vamos discutir com com a comunidade. Se for o caso de dizerem não queremos, a gente espera ter recursos para fazer [as obras do metrô]".

RJ: motorista de ônibus diz ter sido ameaçado com arma:

O governador lamentou o fato de a economia do Rio de Janeiro "ser muito dependente" da Petrobras, e estimou que as perdas no setor devem retirar ao menos R$ 5 bilhões do caixa do governo estadual entre 2014 e 2015.

Pezão apresentou como argumentos a favor do BRT o fato de a obra demorar um ano e três meses para ficar pronta e custar um quinto do projeto original: "se pode na Barra e na Transcarioca, por que não poderia lá?", questionou.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade