PUBLICIDADE

Pontes metálicas reativam economia dos municípios serranos do RJ

4 fev 2011 - 16h45
(atualizado às 16h57)
Compartilhar

Uma nova ponte metálica foi instalada nesta sexta-feira na comunidade de Santa Mônica, distrito de Itaipava, em Petrópolis. A ponte tem 8 m de extensão e atenderá cerca de 500 moradores da localidade, que chegaram a ficar três dias isolados em função das chuvas do dia 12 de janeiro na região serrana do Rio.

O Exército está ajudando na construção de pontes metálicas para reativar economia dos municípios da região serrana
O Exército está ajudando na construção de pontes metálicas para reativar economia dos municípios da região serrana
Foto: Reinaldo Marques / Terra

A ponte, que foi erguida sobre um afluente do rio Cuiabá e tem capacidade para suportar até 30 t, ficará no local até a construção de uma ponte de concreto definitiva, que não tem data para começar. Segundo o diretor de Conservação da Empresa de Obras Públicas (Emop) do Estado do Rio, Fernando França, a ponte vai viabilizar o escoamento de gêneros agrícolas, já que a região de Santa Mônica é uma das principais produtoras de alimentos orgânicos e flores do município.

Outra ponte metálica de 8 m será instalada no próximo sábado no distrito de Posse, na comunidade de Brejal. A cidade de Petrópolis perdeu 18 pontes com as chuvas de janeiro, segundo a secretaria de Agricultura do município. Em toda a região serrana, a Emop deve reconstruir ou recuperar cerca de 180 pontes nas sete cidades afetadas pelas chuvas na região serrana.

O custo estimado é de R$ 110 milhões e o trabalho deve se estender por seis meses. O Exército, responsável pela montagem de três pontes na serra fluminense, concluiu a primeira ontem no município de Sumidouro.

Chuvas na região serrana

As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.

Veja onde foram registradas as mortes

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade