PUBLICIDADE

Política

Wikileaks revela nome de membros de governo Dilma espionados pelos EUA

4 jul 2015 - 11h26
(atualizado às 11h32)
Compartilhar
Exibir comentários

O Wikileaks publicou neste sábado uma lista com o nome de 29 membros do governo da presidente Dilma Rousseff que foram espionados pela Agência de Segurança americana (NSA) no começo de seu primeiro mandato, em 2011.

A divulgação da lista aconteceu poucos dias depois de Dilma e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se reunirem em Washington e darem por encerradas as tensões pela espionagem da NSA.

A reunião entre os presidentes, que aconteceu em 30 de junho, estava inicialmente programada para outubro de 2013, mas Dilma a cancelou após a divulgação de que as agências de inteligência americanas haviam espionado suas comunicações pessoais.

A lista revelada hoje pelo Wikileaks apontou que, além da presidente, os Estados Unidos espionaram a comunicação de outros 29 membros do governo, entre eles o ex-chefe da Casa Civil Antônio Palocci e o ex-ministro de Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado.

O documento também inclui membros da equipe econômica da presidente e da diplomacia brasileira, entre eles os embaixadores do Brasil em Berlim, Paris, Genebra, Bruxelas e Washington.

O fundador do Wikileaks, Julian Assange, afirmou que a publicação deste sábado demonstra que os Estados Unidos "têm um longo caminho a percorrer para demonstrar que a vigilância aos governos 'amigos' terminou".

"Se a presidente Dilma quer ver mais investimento americano no Brasil como resultado de sua recente viagem, como pode garantir às empresas brasileiras que seus colegas americanos não terão vantagem proporcionada por esta vigilância?", questionou Assange.

Em 2013, documentos entregues pelo ex-analista da ANS, Edward Snowden, ao jornalista Glenn Greenwald, revelaram que essa agência de inteligência espionou as comunicações de Dilma, de empresas, de cidadãos e de membros do governo brasileiro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade